Secretaria de Assistência Social promove campanha Outubro Rosa



No mês de conscientização sobre o câncer de mama a secretaria de Assistência Social de Bacabal está realizando uma série de palestras. Na terça-feira (9) o palco da palestra foi o Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS I, da Vila Pedro Brito.

O evento foi realizado em parceria com a UBS do Setúbal, Projeto Criança Feliz e Projeto Beata Madre Rosa e foi aberto pela secretaria de Assistência Social, Ivaneide Brandão. A coordenadora do CRAS, Marlete da Costa dos Santos, disse que esse tipo de palestra é muito importante para o público feminino: "Nós mulheres sabemos que o câncer quando é descoberto precocemente tem noventa por cento de chance de cura, segundo dados da Organização Mundial de Saúde".

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, através da conscientização sobre a doença. De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.





Jarislete dos Santos foi uma das ouvintes da palestra e disse que saiu muito bem informada "Eu fiz muitas perguntas, como por exemplo a idade certa para fazer a prevenção e obtive as respostas certas. Aprendi muito, o CRAS está de parabéns por essa ação".

Para Benevaldo Ibiapina, palestrante do evento, o auto exame de mama é um pré-diagnóstico para saber se a pessoa está acometida ou não da doença: "Ao final de uma palestra dessas, temos certeza de que as pessoas receberam informação correta a respeito de como fazerem o auto exame da mama. A equipe da Assistência Social está de parabéns pela iniciativa cumprindo uma função do social aliada à uma ação de saúde, assim toda a comunidade só tem a ganhar", disse o palestrante.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem