Câmara de Bacabal elege novo presidente quarta-feira, 12. Vereador Manuel da Concórdia busca o terceiro mandato


A câmara municipal de Bacabal realizará na próxima quarta-feira, 12, segundo revelou o blogueiro Louremar Fernandes, (veja aqui) eleição para a renovação da sua Mesa Diretora, biênio 2019 - 2020.  O vereador Manuel da Concórdia (Podemos), um dos principais e mais influentes nomes dentro do Poder Legislativo de Bacabal, anunciou que concorrerá a principal vaga da Mesa, pleiteando o seu 3° mandado como presidente da Casa.
Concórdia calça sua candidatura usando como base o duplo trabalho que desenvolveu no comando da Casa, forjado em sólido alicerce de probidade e de serviços que deram ao legislativo municipal visão de idoneidade e mérito da boa aplicação dos recursos institucionais que são de uso legal do Poder Legislativo.
Contra Manuel da Concórdia, em seus dois mandatos, não pesa a abertura de um único processo por inobservância das regras contábeis que regem a câmara municipal, tendo, todas as suas contas, sido aprovados por mérito completo, sem qualquer tipo de ressalva ou restrição.


O atual presidente da Casa, vereador Melquíades Neto (MDB), que exerce o mandato interinamente em razão da renúncia do atual prefeito, e ex-presidente do Poder, Edvan Brandão (PSC), também anunciou que pretende concorrer ao cargo de presidente.
Neto cumpre o seu 2° mandato como vereador e é um emedebista histórico, sendo um dos principais aliados do senador João Alberto Souza (MDB) no município. O partido Movimento Democrático Brasileiro é o dono da maior bancada da câmara, 4 dos 17 vereadores. A bancada busca a unidade no nome de Melquíades Neto.



O vereador Reginado do Posto (PRP), que também cumpre o seu 2° mandato, foi outro nome a anunciar candidatura a presidência e teve a semana que se encerra marcada por articulações e conversas. Na última quarta-feira, 05, no período que antecedeu a realização ordinária semanal da câmara, Reginaldo aproveitou para conversar com os colegas de casa dos mais diversos segmentos e cores políticas.
O vereador tem afirmado ser a candidatura um fato irreversível por acreditar que, como qualquer um dos seus pares, tem o direito de pleitar o cargo maior da Mesa, onde já exerce a função de 2° secretário. 
Reginaldo do Posto, para sustentar a sua intenção em candidatar-se, tem como meta conseguir o apoio do prefeito Edvan Brandão de Farias, de quem é bem próximo politicamente.


Vereador de primeiro mandato, mas com muitas pretensões no campo politico, o advogado Alberto Sobrinho também anunciou candidatura a presidência da Mesa Diretora da câmara municipal. Sobrinho, como Reginaldo do Posto, integra a bancada do PRP, e vem ocupando interinamente a 1ª secretaria da Mesa, em razão do licenciamento da titular, vereadora Nathália Duda, que atualmente exerce o cargo de secretária de finanças.
Alberto Sobrinho usa como cacife para se candidatar o prestígio do tio, ex-prefeito José Alberto Veloso, que, por sua vez, é aliado de última hora do atual prefeito Edvan Brandão de Farias. 


A vereadora Regilda Santos (REDE) é a única mulher a pleitear a direção da Mesa Diretora da câmara municipal de Bacabal, acrescida da condição de ser o nome que representa a oposição na Casa. Regilda é, ainda, o nome que representa o ex-candidato a prefeito César Brito, derrotado nas eleições suplementares municipais pelo atual ocupante do cargo Edvan Brandão, que também derrotou a Brito na confusa, tensa e dura eleição para a Mesa Diretora da Casa realizada em 2017.
Regilda já ocupou a presidência da câmara municipal de Bacabal por um único mandato, não se candidatando a reeleição, praxe da Casa, em razão de manobras realizando dentro do seu próprio grupo que acabaram por lhe tirar esse direito.
Regilda Santos tem como base para sustentar sua candidatura poder 'contar com os votos' dos outros 05 vereadores que formam a bancada da oposição, mas precisa convencer a pelo menos 03 vereadores da bancada da situação a embarcarem em seu projeto.

Posição do prefeito

Vereador por dois mandatos e ex-presidente da Casa, o prefeito Edvan Brandão ainda não se manifestou oficialmente sobre a realização da eleição. Contudo, uma fonte bem situada, revelou que a posição do prefeito é a posição de um magistrado, por entender e conhecer muito bem as nuanças do processo eleitoral.
Brandão ver, segundo a fonte, o Poder Legislativo como um poder independente, e crer que os próprios 17 parlamentares devem resolver essa questão, que ele julga ser de foro absolutamente íntimo.
Porém, a fonte revela que, se ainda fosse vereador, certamente Brandão votaria na candidatura do amigo Manuel da Concórdia, em quem, garante a fonte, o atual prefeito já votou uma vez para presidente da Mesa Diretora da Casa.
A eleição está marcada para quarta-feira, 12, mas o edital que a convoca ainda não foi lançado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem