Comissão formada pela vice-prefeita Graciete Lisboa, pelos vereadores Manuel da Concórdia, Venâncio do Peixe e Reginaldo do Posto, além do secretário Irmão Zé, representou Bacabal em encontro que discutiu a segurança da barragem do Rio Flores


Assecom Bacabal - O movimento União para Revitalização da Barragem do Rio Flores (URBF), em parceria com 23 municípios da região do Médio Mearim e Cocais, realizaram, neste sábado (16), na Câmara de Vereadores de Pedreiras, a mesa de diálogo sobre a barragem a fim de definir as estratégias quanto à aplicação da lei 12.334/2010 de Segurança de Barragem.
O município de Bacabal foi representado pela vice-prefeita Graciete Trabulsi Lisboa, pelo presidente do poder legislativo - vereador Manuel da Concórdia, pelo vereador Venâncio do Peixe (PDT) - presidente do Sindicato dos Pescadores de Bacabal e vice-presidente do Comitê de Bacia do Rio Mearim -, vereador Reginaldo do Posto (PRP) e pelo secretário de meio ambiente, José Oliveira Brito -Irmão Zé. 
“Precisamos buscar um plano de contingência e garantir as melhorias para a barragem do Rio Flores que banha toda nossa região”, disse o prefeito Antônio França ao abrir os trabalhos, destacando a importância de se dificultar as melhorias da barragem. Do primeiro momento, além de França, participaram o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, o presidente da Câmara de Pedreiras, Bruno Curvina, e o representante da União para Revitalização da Barragem do Rio Flores, Cleber Rondon.
O prefeito de Igarapé Grande e presidente da FAMEM, Erlanio Xavier enfatizou o diálogo e união dos municípios para que busquem as melhorias da barragem. “É preciso nos unirmos e manter constantes tratativas para que possamos garantir a revitalização da barragem do Rio Flores. A FAMEM está à disposição de todos”, afirmou.
Participaram da mesa de diálogo os prefeitos Antônio França (Pedreiras), Fred Maia (Tresidela do Vale), Jailson (Lima Campos), Alexandre Lavepel (Lago-Açu), Miltinho Aragão (São Mateus do MA), Eudina Costa (Bernardo do Mearim), Creginaldo Rodrigues (São José dos Basílios), Bine (Joselândia), Aluisinho (Esperantinópolis), Mundinho do Luisão (São Roberto), a vice-prefeita Graciete Lisboa (Bacabal) e o vice -prefeito de Poção de Pedras, Adenilson Lopes.
Ainda estiveram presentes os deputados estaduais Vinícius Louro, Daniella Tema, Fernando Pessoa e Ciro Neto e o deputado federal Hildo Rocha, além do superintendente da Codevasf, Jones Braga e dos coordenadores e colaboradores do Movimento URBF (União para Revitalização da Barragem do Rio Flores), entre outras autoridades.

Barragem do Rio Flores
A barragem é um dos principais afluentes do rio Mearim e está localizada cerca de 11km da cidade de Joselândia. Sua construção se deu em 1893 e somente em 1987 foi concluída. A ideia de construção da Barragem seria conter as enchentes provocadas pela bacia do Mearim, um dos principais rios do estado, cerca de 900km, no qual banha diversos municípios da região, a exemplo de Pedreiras, Tresidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Arari e demais cidades. Além da finalidade de contribuir na irrigação de lavouras, na produção de energia, produção pesqueira e uma melhor navegabilidade.


Com informações do Blog do Waldemar Ter

1 Comentários

  1. Isso não vai sair do papel enquanto não acontecer um desastre! Que Deus nos guarde de acontecer isso! Não é a primeira vez que uma comissão se reúne continua na mesma, quando passar o inverno eles se esqueçem da barragem,so lembaml agora porque é uma ameaça aos municípios citados!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem