Em sessão ordinária câmara municipal de Bacabal dá posse ao vereador Bebeto do SAAE e, em esforço concentrado, aprecia 24 proposições


Assecom Câmara Bacabal, fotos Jeremias Pereira - A câmara municipal de Bacabal realizou nesta quarta-feira, 27 de março vigente, mais uma sessão ordinária deste período legislativo. O encontro semanal foi marcado pela posse do 2° suplente de vereador Bebeto do SAAE (PMN), integrante da Coligação Bacabal Vai Vencer, que deu apoio a candidatura de José Vieira Lins nas eleições de 2016, e entra em vaga aberta com a licença do vereador Dr. Lula (PHS), que se afastou para assumir a secretaria municipal de saúde (Semus), mas que comporá a bancada que dá apoio a administração do prefeito Edvan Brandão de Farias (PSC). Bebeto foi empossado em ato simples, feito pelo presidente Manuel da Concórdia (Podemos), abrindo mão do direito ao uso da Tribuna. Essa é a segunda passagem do vereador pela Casa.
O encontro foi marcado ainda pela chamada 'limpeza de pauta'. 24 proposições foram apreciadas e discutidas pelos edis bacabalenses, em razão da atipicidade do mês de março, período que se iniciou com um feriado e no qual aconteceram várias intempéries, que impediram a  realização das sessões, a exemplo da morte do ex-prefeito José Vieira Lins.

Proposições


O vereador Alex Abreu foi autor de 04 proposições. Na primeira ele requereu que seja inserido no calendário de eventos da cidade de Bacabal, o Mês de Agosto Lilás, com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência doméstica e suas espécies, na segunda ele cobrou a criação de uma comissão para acompanhamento das cheias do Rio Mearim. Na terceira proposição ele pediu a substituição de nomes de ruas, avenidas e prédios públicos que não esteja em consonância com a referida Lei Federal. E em sua quarta proposição o vereador postulou a perfuração de um poço artesiano no bairro Alto Bandeirantes. Todos os projetos de Abreu foram aprovados de forma unânime.
O vereador Dedê da Tresidela foi autor de 03 proposições, sendo 02 indicações e 01 requerimento. No requerimento o vereador emedebista cobra a do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE-Ba), a perfuração de poços artesianos nas Vilas Bacabal e Santa Inês e, no Parque Santa Clara. Nas indicações Dedê solicita que sejam instaladas lixeiras em frente as escolas, igrejas, postos de saúdes, nas praças e nas ruas do centro da cidade e a contratação de zeladores e coveiros para a manutenção dos cemitérios existentes no município, além de estudar a viabilidade para construção de capelas mortuárias nos cemitério. As indicações do emedebista foram encaminhadas ao executivo e o requerimento aprovado de forma unânime. 
O vereador Feitosa (Podemos), também apresentou 03 proposições, todas requerimentos. Na primeira solicita a reforma da praça da Cohab III. Na segunda pede a construção de dois quebras molas na avenida do Sopão e na terceira requer a construção de uma passagem de água na Rua Osvaldo Cruz, confluência com a Rua Gonçalves Dias. Os requerimentos de Feiosa também foram aprovados por unanimidade.
O vereador Alberto Sobrinho (PRP), foi autor de duas proposições. Elas pedem a manutenção dos semáforos da cidade e a sinalização na Rua Teixeira de Freitas, na junção que compreende o acesso à Travessa Capitão Assenço. Já o vereador Irmão Leal (MDB), também autor de duas proposições, cobrou a realização, urgente, de serviços de capina e limpeza das áreas internas dos cemitérios do Axixá, da Mangueira e do Juçaral.
Por seu turno a vereadora Regilda Santos foi a autora de Projeto de Decreto Legislativo que dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as placas de atendimento prioritário incluírem o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista, em locais públicos e privados, tais como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e similares, localizados na circunscrição do Município de Bacabal. O projeto foi aprovado por unanimidade.
O vereador Coronel Egídio (MDB) apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa de Atenção à Saúde Bucal nas escolas da rede pública municipal de Bacabal. A proposição foi encaminhada para parecer da comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem