Segurança no trânsito é também segurança no trabalho

Lourival Souza, engenheiro - A Campanha SOS VIDA pela paz no trânsito foi convidada pela Superintendente do Trabalho no Maranhão(SRT-MA), Auditora Fiscal do Trabalho, Léa Cristina, para participar de um evento da CANPAT-Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho dia 25.04.2019, na sede da SRT, no bairro Cohab, em São Luis.
Durante o evento os integrantes da SOS VIDA expuseram uma faixa e entregaram panfletos educativos e deram orientações verbais para os participantes da valiosa ação.

Grande parte dos acidentes de trânsito são também acidentes do trabalho, pois as pessoas estão no trânsito, ou no trajeto residência-trabalho-residência, ou sua própria atividade necessita durante toda sua jornada está se movimentando pelas vias. Portanto, a SEGURANÇA NO TRÂNSITO é também SEGURANÇA NO TRABALHO.

Da esq. para a dir: Evaristo, Léa e Lourival

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO-CTB(Lei nº 9.503/97)
USO DO CELULAR ENQUANTO DIRIGE É INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA
Art. 252. Dirigir o veículo:
V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;
Infração - média; Penalidade - multa.
Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular.

NO TRÂNSITO, O SEU TRABALHO MAIS URGENTE É PERMANECER VIVO
A campanha da Diréccion General de Tráfico da Espanha, órgão semelhante ao nosso DETRAN, levantou a necessidade para conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito não apenas nas estradas e em temporadas de férias, mas durante o percurso entre o trabalho e a casa.
Com o tema, “Tu trabajo más urgente es seguir vivo” (O seu trabalho mais urgente é permanecer vivo), chama a atenção para a necessidade dos condutores preocuparem-se mais com a atenção que devem dar ao trafegar durante os itinerários comuns, no dia-a-dia ao voltar do trabalho ou pegar as crianças na escola.
A campanha desenvolvida no final de 2014, foi criada exclusivamente baseada nesse tema, para combater os altos índices de acidentes que assolavam o país.
Os números relatavam mais de 70% dos acidentes de trabalho ocorriam no tráfego, quando o trabalhador retornava do trabalho. A discussão sobre o tema é relevante e deve ser algo de constante conscientização. Principalmente, em nossas cidades, altamente motorizadas.
O MOVIMENTO MAIO AMARELO
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. Fonte: www.maioamarelo.com/o-movimento/

LUTEMOS TODOS POR UM TRÂNSITO SEGURO. FAÇA SUA PARTE. SEJA OBEDIENTES ÀS LEIS DO TRÂNSITO.

Facebook e Instagram:
Campanha SOS VIDA
E-mail:
Fone:
(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem