VT de Bacabal realiza 222 audiências itinerantes entre os meses de maio e junho


Redação Lucas Ribeiro,  estagiário de Jornalismo. Jornalista responsável Edvânia KátiaA Vara do Trabalho (VT) de Bacabal irá realizar 222 audiências itinerantes entre os dias 21 de maio a 27 de junho deste ano. A ação abre o calendário de itinerâncias da VT de 2019 e atenderá usuários dos municípios de Lago da Pedra, São Luiz Gonzaga do Maranhão, Coroatá e Vitorino Freire.
O primeiro município a receber a VT é o de Lago da Pedra, no período de 21 a 23/5. Serão 40 audiências presididas pelo juiz titular da vara, Bruno de Carvalho Motejunas, que ocorrerão no Fórum José Joaquim Ramos Filgueiras, localizado na Rua Ilário Sales Neto, 177, Centro. O oficial de justiça José Francisco Lopes Neto e a servidora Ramilla Nayara Gomes Freire auxiliarão as audiências. Os reclamados dos processos ajuizados são os municípios de Lago da Pedra e Paulo Ramos.
Encerrando o mês de maio, entre os dias 28 a 30/5, a VT se deslocará para o município de São Luiz Gonzaga do Maranhão. No total, 38 audiências serão presididas pelo o juiz do trabalho substituto, Luznard de Sá Cardoso, que serão realizadas no Fórum Raimundo Ewerton de Paiva, localizado na Rua Teotônio Santos. O chefe de audiência, Francisco Carlos Ferreira da Cruz Júnior, e o oficial de justiça, José Francisco Lopes Neto, vão auxiliar o juiz substituto durante a itinerância. O Município de São Luiz Gonzaga é o reclamado dos processos ajuizados.
Já no começo de junho, a VT de Bacabal estará duas vezes no município de Coroatá, nos períodos de 4 a 6 e 11 a 13. O juiz titular Bruno Motejunas ficará encarregado da primeira itinerância, com 49 audiências, e o juiz do trabalho Luznard de Sá Cardoso da segunda, com 48 audiências. As ações ocorrerão no Fórum Desembargador Menezes Júnior, localizado na Rua Gonçalves Dias, s/nº, Centro. Ambos os magistrados serão auxiliados pelo chefe de audiência Francisco Carlos Júnior e o oficial de justiça José Neto. Todos os processos têm como reclamados o Município de Coroatá e a Cooperativa Maranhense de Trabalho (Coopmar).
Encerrando a maratona de itinerâncias entre os dois meses, o juiz Montejunas presidirá 47 audiências no município de Vitorino Freire. A ação itinerante será realizada no período de 25 a 27 de junho, no Fórum Luiz João Baptista Lopes da Silva, localizado na Rua Amaral Peixoto, nº. 05, Centro. Os servidores José Francisco Neto e Ramila Nayra Freire estarão presentes para auxiliar o magistrado. O Município de Vitorino Freire é o reclamado das ações judiciais.
Para o diretor de secretaria, José Gilvan Mendes da Silva, o compromisso de assegurar os direitos trabalhistas aos usuários que residem em regiões afastadas desperta boas sensações. "É extremamente gratificante a sensação de se ver que a iniciativa na realização das audiências itinerantes resulta na possibilidade de que trabalhadores, residentes em locais de difícil acesso e distantes da sede da Vara do Trabalho de Bacabal, exerçam plena e efetivamente sua prerrogativa de acesso à justiça", confessou. Ainda segundo ele, os deslocamentos da VT viabilizam a diminuição do prazo médio de audiências, pois as sessões na itinerância e na sede da Vara são realizadas simultaneamente.
Vara do Trabalho Itinerante - a iniciativa, instituída pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) por meio da Resolução Administrativa nº 69/2003, tem como objetivo facilitar o acesso do usuário à Justiça do Trabalho, e ocorre com o deslocamento de magistrados e servidores aos municípios abrangidos pela jurisdição da vara trabalhista.

VT de Bacabal
Criada pela Lei nº 7.471, de 30.04.1986, a Vara do Trabalho de Bacabal foi instalada em janeiro de 1987. A sede atual da VT localiza-se na Avenida Barão de Capanema, n.º 258, Centro. A jurisdição da vara trabalhista abrange os Municípios de Bacabal, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Bom Lugar, Brejo de Areia, Coroatá, Lagoa Grande do Maranhão, Lago da Pedra, Lago Verde, Matões do Norte, Marajá do Sena, Olho D'água das Cunhãs, Paulo Ramos, Pirapemas, São Mateus do Maranhão e Vitorino Freire. Mais informações sobre a VT pelo telefone (99) 3621-2469 ou pelo e-mail vtbac@trt16.jus.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem