Lourival Souza: A Lei Seca precisa ser efetivada



Lourival Sousa, engenheiro - Dia 20.06.19 a Lei nº 11.705/2008(LEI SECA) fez 11(onze) anos de sua publicação. A efetividade desta LEI é de importância vital para salvar vidas no trânsito em nosso país. As ações já realizadas pelas autoridades exigindo o cumprimento desta lei com a aplicação das devidas sanções, já salvou milhares de vidas. Mas a SOS VIDA pela paz no trânsito entende que estas ações precisam ser PERMANENTES e INTENSIFICADAS.

SÃO PAULO DISPONIBILIZA RECURSOS DE MULTAS PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO
O governo do estado de São Paulo disponibilizou, na última terça-feira (18), R$100 milhões provenientes do fundo de recursos de multas para 218 municípios integrantes do Sistema Nacional de Trânsito para que executem planos de ação de segurança no trânsito, como parte o programa Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade.
Desde 2016, já foram distribuídos R$ 100 milhões entre 86 municípios que também integram o sistema e que apresentaram projetos nesta área. Os recursos poderão ser usados para intervenções de engenharia como a implantação de lombofaixas, faixas de pedestres e ciclovias, além de melhorias na sinalização.
“O programa vai garantir à população, por meio de medidas preventivas e educativas, o direito de transitar por vias e rodovias paulistas com segurança”, afirmou Dória.
Além de convênios com as prefeituras, haverá ações focadas em educação no trânsito, com capacitação de professores das escolas estaduais e formação de técnicos de trânsito no Centro Paula Souza, com turmas a partir de 2020; obras em rodovias e nova campanha de mídia voltada para motociclistas, grupo que lidera as estatísticas de acidentes de trânsito no estado.
Os recursos poderão ser usados para intervenções de engenharia, além de melhorias na sinalização. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
“[O programa] vai levar para as escolas da nossa rede os conceitos de paz, tolerância, responsabilidade e orientação no trânsito, para que as crianças levem aos seus pais esses conhecimentos e multipliquem essas ações. Também vamos incentivar a realização de obras e pequenos ajustes em 100 pontos críticos de estradas administradas pelo DER [Departamento de Estradas de Rodagem], todos mapeados pelo Infosiga [Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo]”, disse Dória.
As ações do programa foram pensadas a partir de dados do Infosiga SP, que traz informações mensais sobre ocorrências fatais de trânsito.De janeiro a abril deste ano, o estado registrou 1.605 mortes, com redução de 4,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 1.683 vítimas fatais. Somente neste ano, foram 566 mortes entre motociclistas.
Os motociclistas representam 35% das vítimas de trânsito. Segundo o Infosiga, 42% das vítimas são jovens com idade entre 18 e 29 anos. Os acidentes estão concentrados nos fins de semana (39%) e no período noturno (52%). Fonte: https://portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Não dirija após beber qualquer quantidade de bebida alcoólica
Não exceda os limites de velocidade estabelecidos na sinalização, inclusive os constantes do art. 61 do Código de Trânsito Brasileiro
Não realize ultrapassagem proibida e/ou perigosa, como em curvas, aclives e declives
Use sempre o cinto de segurança, estando no banco dianteiro ou traseiro do veículo
Conduza crianças até 10 anos no banco traseiro, no assento apropriado
Seja gentil, paciente e tolerante no trânsito

Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter:@valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO - Whatsapp)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem