Relatório aponta que infraestrutura disponível nas rodovias não atende à crescente demanda



Lourival Souza, engenheiro - A 4ª edição do Anuário CNT do Transporte, que reúne todas as estatísticas sobre o setor transportador no Brasil, está disponível no site anuariodotransporte.cnt.org.br/2019.
O documento, elaborado pela Confederação Nacional do Transporte, expõe as dimensões, a abrangência, a capacidade e a produtividade do setor transportador brasileiro.
O Anuário traz ainda os resultados da Pesquisa CNT de Rodovias elaborada pela CNT e também informações em relação à infraestrutura, movimentação de carga e de pessoas, produção e frota de veículos, entre outros. Esta última edição confirma, por exemplo, um problema antigo do Brasil em relação ao modal rodoviário. A infraestrutura disponível para caminhões, ônibus e veículos de passeios nas rodovias brasileiras não atende, com qualidade, à crescente demanda. Em dez anos, de 2009 a 2019, a frota de veículos leves e pesados aumentou 74,1%, enquanto a malha disponível cresceu 0,5%. Já a qualidade é deficiente na maior parte das rodovias federais pavimentadas devido, principalmente, à falta de investimento no setor de transporte.
O modal ferroviário apresentou queda de produção de locomotivas e vagões nos últimos anos e aumento no transporte de cargas até 2018. Entretanto, em 2019, o setor registrou queda nessa movimentação, após a tragédia em Brumadinho (MG). Os modais aquaviário e aéreo também trazem resultados positivos em 2018 comparados a períodos anteriores.
“Ao concentrar todas as estatísticas que envolvem o transporte do Brasil, em um único local, a CNT estimula análises e o desenvolvimento de soluções para os problemas. Os dados são importantes para entendermos melhor o setor e buscar formas de estimular o crescimento, tanto na área de cargas quanto na de passageiros”, afirma. http://portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 31. O condutor que tenha o propósito de ultrapassar um veículo de transporte coletivo que esteja parado, efetuando embarque ou desembarque de passageiros, deverá reduzir a velocidade, dirigindo com atenção redobrada ou parar o veículo com vistas à segurança dos pedestres.

AÇÃO EDUCATIVA EM FAIXA DE PEDESTRES: SOS VIDA E PARCEIROS REALIZARAM MAIS UMA AÇÃO
A SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO realizou dia 18.11.19 a 117ª ação educativa em faixa de pedestre. O local escolhido foi a faixa da Av. Vitorino Freire, em frente as escadarias do CEPRAMA, em São Luis. Como de costume, durante a ação os pedestres foram orientados verbalmente e distribuídos panfletos educativos para pedestres, condutores e passageiros dos veículos, além da exibição de faixas com o lema da campanha: A VIDA PASSA PELA FAIXA DE PEDESTRE.
Parceiros que colaboraram na ação: CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, estadual e a FEMC-Federação dos Motos Clubes do Maranhão.

O FIM DAS LOCADORAS DE VEÍCULOS?
Por Rodrigo Vargas de Souza.
O conceito de propriedade vem se transformando com o passar dos anos, fato que já explorei neste outro artigo. E essa tendência possivelmente aumentará com as novas gerações. Isso tem um impacto enorme no setor automotivo. Entendendo essas transformações, as locadoras de veículos passaram a abocanhar uma bela fatia do mercado, sendo responsáveis, no caso de algumas montadoras, pela compra de mais da metade dos veículos vendidos pela marca.
A Localiza, por exemplo, somente no primeiro semestre do ano, teve uma receita líquida de R$ 2,38 bilhões, representando um crescimento de 36,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo a InfoMoney. Mas o grande “pulo do gato” da empresa foi sua entrada no mercado de usados, a qual foi responsável por quase 60% da receita total da empresa, passando de pouco mais de R$ 0,97 bilhões para incríveis R$ 1,38 bilhões em vendas.
Mas, como na vida nem tudo são flores… parece que a “farra” das locadoras está prestes a terminar. A razão disso é que há alguns meses a Toyota resolveu contra atacar, entrando também no mercado de locação de veículos. A ideia dos japoneses é não ser mais apenas uma produtora e revendedora de carros, mas uma uma empresa de “mobility as a service”. Através de um aplicativo, hoje já é possível alugar um Etios Sedã automático, por exemplo, por R$ 19 a hora e R$ 99 a diária, diretamente da montadora.
E qual o efeito disso? Pode ter certeza que muito em breve, assim como os japoneses, os amiguinhos coreanos também irão querer entrar nessa brincadeira, seguindo pelos chineses, os europeus e até os americanos. Mas, fica a dúvida: o que acontecerá com as locadoras de veículos? http://portaldotransito.com.br

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