Efetividade: Corregedoria registra queda na Taxa de Congestionamento de Julgamento na Justiça de 1º Grau - Abel Carvalho

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Estou vivo, ainda.
Tantos já se foram, eu não.
Quantos desafios ainda terei se não morrer?

Perdi pai, irmãos Perdi mãe, Reencontrei amigos, Muitos também se foram.

Eu sigo, estou vivo. Até quando?

Quantos não estão mais aqui...
Quantos dias terei que caminhar...

Estou vivo ainda...
Não sei por quantos dias,
Por quanto tempo caminharei sem destino
Quanto tempo a vida me vagueará...

Quando nós nos conhecemos?
Porque sofremos?
Quantos dias teremos?

A vida é assim...
Quantos dias foram reais...

Às vezes se mira o impossível
A vida é apenas um conjunto de sonhos e quimeras
Nunca
Nunca será a esperada era
O longo caminho que Deus vocifera
A quilha
O limo
A nódoa infante
Não se pode ter sempre o que se quer
E se você não está aqui
Os dias são mais difíceis

Eu, coadjuvante na batalha,
Pereço como tantos que se foram,

Sem contar os dias vacilo em perene devaneio
Ano após ano
Me perco em um passado sem futuro,
Em dias,
Em noites,
Pensamentos obscuros...
Vagueio entre os medos
Que eu mesmo construí

Se escapar, então,
Sei que vou consegui distingui
O Céu do Inferno
Heróis de fantasmas
A vida do fim...

Abel Carvalho

Efetividade: Corregedoria registra queda na Taxa de Congestionamento de Julgamento na Justiça de 1º Grau

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Helena Barbosa, Assecom Corregedoria Justiça - A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão registrou uma queda significativa, em 2019, da média geral da Taxa de Congestionamento de Julgamento (TCJ) nas unidades jurisdicionais de 1º Grau. A melhoria no percentual desse indicador foi verificado entre o dia 01/01/2018, quando estava em 61,25%, e 31/12/2019, quando passou para 55,87% - o que corresponde uma redução de 8,78%. A Taxa de Congestionamento de Julgamento é o indicador utilizado pelo Judiciário para determinar o percentual de processos pendentes de solução em relação ao volume que tramitou durante um ano.
A conclusão foi feita com base nos resultados dos julgamentos das 280 unidades judiciais de todo o Estado, incluindo varas, juizados especiais e turmas recursais. Os juízes de 211 unidades conseguiram julgar mais processos do que a demanda e reduzir a taxa de congestionamento de julgamento entre abril e dezembro de 2019, o que corresponde a 75,36% das unidades jurisdicionais da Justiça de 1º Grau.
Do total de unidades, 265 chegaram ao final de 2019 com uma taxa de congestionamento menor que 80%, enquanto apenas 15 unidades ficaram com percentual maior ou igual a 80%, no mesmo período mencionado, representando um aumento de 10,42% das unidades que conseguiram melhorar o desempenho.
O relatório com os resultados do desempenho dos juízes nos julgamentos foi elaborado pela Divisão de Estatística para a Coordenadoria de Planejamento e Aprimoramento da Justiça de 1º Grau.

META 1
Com esse desempenho favorável, foi possível à Justiça de 1º Grau alcançar a Meta 1 do Judiciário Nacional, que estabelece o julgamento de quantidade maior de processos de conhecimento do que os que foram distribuídos no ano corrente. O índice de cumprimento da Justiça Comum (varas) alcançou 100,69%, e dos Juizados Especiais 106,85%.
Em relação a essa meta, os dados de 2019 demonstram o melhor resultado dos últimos cinco anos, representando uma evolução expressiva, com crescimento de 15,02% (varas) e 8,02% (Juizados Especiais) em relação a 2018.
A Justiça de 1º Grau do Maranhão recebeu, no ano passado, 202.981 mil novas ações e julgou 242.125 mil processos. Já os Juizados Especiais receberam 60.466 processos em 2019 e julgaram 60.171.

NAUJ
Com o objetivo de auxiliar os juízes no enfrentamento dos índices de congestionamento processual nas unidades judiciais de 1º grau, a GGJ-MA instituiu, em 2018, O Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais – Nauj, que implementou ações de apoio e de orientação às unidades judiciais da justiça de 1º grau, notadamente as com problemas no enfrentamento da demanda.
Com esse propósito, o NAUJ executou ações nas comarcas, em parceria com magistrados, contribuindo para o impulsionamento dos processos, recomendando a padronização de rotinas e fluxos processuais para otimizar a tramitação dos processos nas secretarias judiciais e nos gabinetes e coordenando a execução de forças-tarefas de magistrados para julgamento da demanda.

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