Lourival Souza: Celular - inimigo da atenção do motorista - Abel Carvalho

Matéria do Dia

Decreto proíbe a realização de eventos em Bacabal

  Assecom Bacabal, com, redação de Louremar Fernandes - O Decreto nº 742 da Prefeitura de Bacabal, proíbe a realização de qualquer tipo de ...

Portal da Poesia


Portal da Poesia Poema em primeira pessoa

Estou vivo, ainda.
Tantos já se foram, eu não.
Quantos desafios ainda terei se não morrer?

Perdi pai, irmãos Perdi mãe, Reencontrei amigos, Muitos também se foram.

Eu sigo, estou vivo. Até quando?

Quantos não estão mais aqui...
Quantos dias terei que caminhar...

Estou vivo ainda...
Não sei por quantos dias,
Por quanto tempo caminharei sem destino
Quanto tempo a vida me vagueará...

Quando nós nos conhecemos?
Porque sofremos?
Quantos dias teremos?

A vida é assim...
Quantos dias foram reais...

Às vezes se mira o impossível
A vida é apenas um conjunto de sonhos e quimeras
Nunca
Nunca será a esperada era
O longo caminho que Deus vocifera
A quilha
O limo
A nódoa infante
Não se pode ter sempre o que se quer
E se você não está aqui
Os dias são mais difíceis

Eu, coadjuvante na batalha,
Pereço como tantos que se foram,

Sem contar os dias vacilo em perene devaneio
Ano após ano
Me perco em um passado sem futuro,
Em dias,
Em noites,
Pensamentos obscuros...
Vagueio entre os medos
Que eu mesmo construí

Se escapar, então,
Sei que vou consegui distingui
O Céu do Inferno
Heróis de fantasmas
A vida do fim...

Abel Carvalho

Lourival Souza: Celular - inimigo da atenção do motorista

Share This

Lourival Souza, engenheiro - Você grava vídeos da paisagem enquanto está dirigindo? Por favor, deixe que um passageiro faça isso por você. Definir o status nas redes, gravar vídeo conduzindo o automóvel e até tirar foto quando se está ao volante são ações que podem aumentar significativamente o tempo que você fica sem prestar a devida atenção ao trânsito.
Se, para gravar um vídeo de 5 segundos, por exemplo, há necessidade de destravar o celular, abrir o aplicativo da câmera e fazer a gravação, isso significa que talvez você tenha ficado sem olhar para a via por aproximadamente 10 segundos. Para se ter uma ideia, isso é como trafegar a 100 km/h, às cegas, por quase 280 metros enquanto você faz seu post – o equivalente a passar por quase 15 carretas enfileiradas sem perceber que elas estão ali.

E DÁ MULTA
É importante lembrar que o uso de smartphone ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, atitude passível de multa de R$ 293,47, além de render 7 pontos na carteira de habilitação.
E tem mais: ao interagir com aplicativos do celular, você também pode ser autuado por não dirigir com as duas mãos ao volante. Mas mais importante do que não ser autuado é se conscientizar dos riscos que todos os envolvidos no trânsito correm quando o motorista se distrai.

DICAS DO CESVI
- Se você está de motorista, não use o celular para nada. Essa prática reduz a atenção em relação ao trânsito e também seus reflexos, diminuindo a capacidade de reação e aumentando o risco de se envolver em um acidente.
- Procure verificar suas mensagens pelo celular antes de sair de casa ou depois da viagem, quando chegar ao seu destino.
- Não deixe o celular entre as pernas enquanto dirige. Prefira o porta-luvas ou os compartimentos internos do carro.
- Pense nos outros. Ao usar o celular no trânsito, você coloca em risco não só a própria vida como a de todos aqueles ao seu redor. Fonte: http://www.cesvibrasil.com.br

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DÁ ORIENTAÇÕES PARA VIAGEM
• Planejamento da viagem – O motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer documentação pessoal e do veículo.

• Revisão preventiva – Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia. Não esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo;
• Pausas para descanso – O condutor deve programar paradas a cada 3 horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da "hipnose rodoviária", na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora;
• Previsão do tempo – Procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no endereço www.inmet.gov.br;
• Atenção redobrada – Observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Elas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.
• Descanso – Durma bem antes de qualquer viagem de automóvel. O sono e o cansaço são grandes inimigos de uma viagem segura.
• Cinto de segurança – Use sempre o cinto de segurança, este equipamento é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.
Em caso de emergência, ligue 191.
Fonte: https://portal.prf.gov.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
O QUE É TRÂNSITO?
Art. 1º...... § 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad