Lourival Souza: Década de ação pela segurança no trânsito se encerra no final de 2020 - Abel Carvalho

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Decreto proíbe a realização de eventos em Bacabal

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Estou vivo, ainda.
Tantos já se foram, eu não.
Quantos desafios ainda terei se não morrer?

Perdi pai, irmãos Perdi mãe, Reencontrei amigos, Muitos também se foram.

Eu sigo, estou vivo. Até quando?

Quantos não estão mais aqui...
Quantos dias terei que caminhar...

Estou vivo ainda...
Não sei por quantos dias,
Por quanto tempo caminharei sem destino
Quanto tempo a vida me vagueará...

Quando nós nos conhecemos?
Porque sofremos?
Quantos dias teremos?

A vida é assim...
Quantos dias foram reais...

Às vezes se mira o impossível
A vida é apenas um conjunto de sonhos e quimeras
Nunca
Nunca será a esperada era
O longo caminho que Deus vocifera
A quilha
O limo
A nódoa infante
Não se pode ter sempre o que se quer
E se você não está aqui
Os dias são mais difíceis

Eu, coadjuvante na batalha,
Pereço como tantos que se foram,

Sem contar os dias vacilo em perene devaneio
Ano após ano
Me perco em um passado sem futuro,
Em dias,
Em noites,
Pensamentos obscuros...
Vagueio entre os medos
Que eu mesmo construí

Se escapar, então,
Sei que vou consegui distingui
O Céu do Inferno
Heróis de fantasmas
A vida do fim...

Abel Carvalho

Lourival Souza: Década de ação pela segurança no trânsito se encerra no final de 2020

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Campanha implementada mundialmente pela ONU tem como meta reduzir pela metade o número de acidentes de trânsito
Lourival Souza, engenheiro - Neste ano de 2020, chega ao fim a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e publicada em maio de 2011. Com esta campanha, governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes no trânsito e reduzi-los em até 50% nesses últimos dez anos.
Os acidentes de trânsito são a nona causa de mortes no mundo, responsáveis por 1,25 milhões de óbitos e por deixar um número de feridos que varia entre 20 e 50 milhões por ano. A Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) coordena os esforços globais ao longo da Década e monitora os progressos em níveis nacional e internacional, além de dar apoio a iniciativas relacionadas (como redução do consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, aumento do uso de capacetes e cintos de segurança, entre outras ações).

Projeto Vida no Trânsito
Dentro da campanha, é importante citar que o Brasil foi um dos países a receber o Projeto Vida no Trânsito (PVT), voltado à redução das mortes e lesões causadas no trânsito em 10 países, com o financiamento da Fundação Bloomberg e coordenação global da Organização Mundial de Saúde (OMS) e suas agências regionais – a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), nas Américas.
“A Década de Ação pela Segurança no Trânsito foi uma iniciativa de grande porte e muito bem-vinda. Infelizmente, é provável que o Brasil não chegue ao final da campanha com a meta batida. Apesar dos avanços, que se refletem na queda do número de acidentes, ainda há muito trabalho pela frente. A educação para o trânsito é fundamental e deve ser contínua, pois é dentro de cada cidadão que precisa estar a consciência da importância da segurança viária. Em conjunto, deve haver constante investimento em serviços de engenharia de tráfego, boa administração das vias, limites adequados de velocidade, regulamentação e fiscalização eletrônica desses limites. É essa soma que fará com que as ruas e vias se tornem lugares mais humanos e mais seguros”, destaca. https://portaldotransito.com.br

ONU PRETENDE REDUZIR EM 50% AS MORTES POR ACIDENTES NO TRÂNSITO NOS PAÍSES-MEMBROS
A cada ano, os acidentes causam a morte de mais de 1,35 milhão de pessoas em todo o mundo.
A terceira Conferência Global da ONU sobre Segurança no Trânsito foi realizada em Estocolmo, com um chamado aos países-membros para a adoção de medidas destinadas a reduzir as mortes no trânsito em pelo menos 50% até 2030. Entre as principais recomendações da Declaração de Estocolmo está o controle da velocidade no trânsito, incluindo a meta de estabelecer um limite máximo de 30 km/h em áreas de maior concentração de usuários vulneráveis. Fonte: http://www.cesvibrasil.com.br

A SOS VIDA PARTICIPA DE EVENTO DA RODOVIDA
A SOS VIDA participou, como parceiro, dia 20.02.2020, pela manhã no Posto da PRF-Polícia Rodoviária Federal, em Pedrinhas(Km 14 da BR-135), em São Luis, de uma ação do programa RODOVIDA executada pelo CEREST estadual(Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e a PRF e, também, com a colaboração da PMMA-Polícia Militar do Maranhão.
A ação teve como objetivo dar orientações e prestar serviços de saúde aos condutores dos veículos visando a segurança no trânsito.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 31. O condutor que tenha o propósito de ultrapassar um veículo de transporte coletivo que esteja parado, efetuando embarque ou desembarque de passageiros, deverá reduzir a velocidade, dirigindo com atenção redobrada ou parar o veículo com vistas à segurança dos pedestres.

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