Recuperação de estradas vicinais e melhoria e vias urbanas foram os temas colocados em debate pelo vereador Venâncio do Peixe da última sessão do Parlamento de Bacabal - Abel Carvalho

Matéria do Dia

Lourival Souza: Futuro da mobilidade - segurança, conectividade e compartilhamento

Lourival Souza, engenheiro - Aconteceu nesta quarta-feira (16), o evento realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ( ...

Portal da Poesia


Portal da Poesia Condenação

Recém saído da puérpera solidão da embriaguez decido:
Aceito as penas que me são impostas.
Não recorrerei da minha condenação.
Serei sacro,
Nunca santo,
Recebo o clausuro que me impuseram.

Claustro e disforme vomitarei as brenhas do tempo.

Se me vergastarem,
Receberei o meu açoite.

Natibundo engulo o celibato que me amealha,
Sucumbo ao esterco dos desejos de Onam.

Se me admoestam,
Afago os sonhos, que são muitos,
Com o desdém da quiromania do passado.

Não choro, não retrocedo, apenas multiplico,
Estendo a ti a minha sentença.

Seremos comparsas coniventes da tua imposição,
tu juíza,
Eu réu, sem direito a absolvição.

Abel Carvalho

Recuperação de estradas vicinais e melhoria e vias urbanas foram os temas colocados em debate pelo vereador Venâncio do Peixe da última sessão do Parlamento de Bacabal

Share This
Assecom Câmara, com redação de Abel Carvalho - A recuperação das estradas vicinais que servem aos povoados Bom Princípio e Alto Fogoso, e as ligam a BR-316 e a sede do município; a pavimentação das ruas do Parque Rui Barbosa e a reconstrução de uma ponte que une os Bairros Vila Coelho Dias e Parque Santa Clara foram os temas das proposições apresentadas ontem, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021, pelo vereador Venâncio do Peixe (PDT), para serem debatidas e votadas na sessão ordinária semanal da câmara municipal de Bacabal. Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

Estradas Vicinais
Venâncio do Peixe explicou aos seus pares, sobre a proposta de recuperar as estradas vicinais, que elas possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais. O estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado.
Que trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível. O maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final.
Além disso, segundo o vereador, o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições da estrada, em razão do forte período chuvoso.
O deslocamento dessas populações até os locais onde se encontram estes serviços é dificultado pelas condições das vias. A conservação do bom estado das estradas contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida.
Concluiu afirmando que Bom Princípio e Alto Fogos são dois das mais importantes e maiores povoados do município de Bacabal e que as comunidades moradoras daquelas áreas merecem ser contempladas com a obra de recuperação, pois já vivem um período chuvoso muito difícil e podem continuar a conviver esses grandes problemas em razão das péssimas condições em que a estrada se encontra.

Vias urbanas
Sobre a melhoria da  vias urbanas, com o asfaltamento das ruas do Bairro Parque Rui Barbosa, assim como a construção dos seus meios-fios e sarjetas, o parlamentar arguiu que o bairro se encontra em péssimas condições de trafegabilidade. que, além disso, os moradores sofrem em dias chuvosos com lama e inúmeras poças de água; em dias ensolarados com a poeira, aja visto que existe grande tráfego de veículos e que aquela era uma reivindicação é da comunidade.
No tocante a  reconstrução da ponte que servia e unia as comunidades dos bairros Vila Coelho Dias e Parque Santa Clara, informou que, apesar dos esforços da administração municipal em realizar a limpeza e manutenção das galerias, muitas vezes os trabalhos não surtem os efeitos necessários, vez que em razão das fortes chuvas, esses trabalhos ficam prejudicados, o que termina em transtornos como o ocorrido a ponte que servia a essas duas comunidades, que foi arrastada pelas chuvas, sendo urgente que a prefeitura determine, através do departamento competente, a realização de sua imediata reconstrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad