Lourival Souza: Maio Amarelo - SOS Vida realizou atividades em faixas de pedestre


Lourival Souza, engenheiro - A SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO realizou dia 12.05.21 a 121ª ação educativa em faixa de pedestre. O local da atividade foi na faixa da Av. Vitorino Freire, defronte as escadarias do CEPRAMA em São Luís.
Durante a ação, como de costume, foram dadas orientações aos pedestres e exibidas faixas com o lema da campanha (A VIDA PASSA PELA FAIXA DE PEDESTRE) para chamar a atenção dos condutores, assim como foi mostrada uma faixa com as estatísticas das mortes de pedestres no trânsito em São Luís, em 2020.
O mascote GENTIL da SOS VIDA esteve presente.

NOVE DETRANS AINDA NÃO ADERIRAM AO SISTEMA QUE PERMITE DESCONTO DE 40% EM MULTAS
A nova lei de trânsito tornou obrigatória a adesão dos órgãos de trânsito ao SNE, que permite ao cidadão pagar multas com 40% de desconto.
A nova lei de trânsito, que modificou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tornou obrigatória a adesão dos órgãos de trânsito ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Um mês depois da entrada em vigor da norma, porém, nove Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ainda não aderiram ao Sistema.
São eles os dos estados: Amapá, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.
“Além disso, é importante frisar que o cidadão também deve aderir ao sistema. Os Detrans estão em atrasos devido a pandemia e estão se ajustando, todos irão aderir ao sistema”, confirma a assessoria.

O que é o Sistema de Notificação Eletrônica
Em setembro do ano passado, a Carteira Digital de Trânsito (CDT), depois da integração com o aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), começou a permitir o acompanhamento e o pagamento antecipado de multas com desconto de até 40%.
Ao se cadastrar no aplicativo, o usuário pode inserir os seus veículos e receber infrações aplicadas pelos órgãos autuadores que aderiram à solução. O usuário pode, inclusive, inserir ou excluir os veículos a qualquer tempo.
O proprietário do veículo é comunicado eletronicamente em relação a notificações de autuação e penalidade interestaduais. Nesse momento, apenas aquelas de responsabilidade de órgãos autuadores optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica. Fonte: portaldotransito.com.br

ESTATÍSTICAS DA VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO NO MARANHÃO EM 2020
- NO MARANHÃO – 1.259 óbitos, dos quais, 603 motociclistas (47,89%) e 172 pedestres (13,66%). Fonte: Sistema de Informações de mortalidade da SES-Secretaria de Estado da Saúde
- Em SÃO LUÍS – 103 mortes, das quais 34 motociclistas e 03 passageiros de moto; e 28 pedestres. Destes mortos, 22 foram mulheres e 81 homens. Fonte: SEMUS - Secretaria Municipal de Saúde

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei n. 9.503/97)
Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
Parágrafo único. Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá:
I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;
II - a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores;
III - a criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito;
IV - a elaboração de planos de redução de acidentes de trânsito junto aos núcleos interdisciplinares universitários de trânsito, com vistas à integração universidades-sociedade na área de trânsito.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: Campanha
SOS VIDA Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem