Proposição do vereador Reginaldo do Posto inclui portadores de Transtorno do Espectro Autista e da Síndrome de Down na lista prioritária de vacinação contra a Covid-19 em Bacabal - Abel Carvalho

Matéria do Dia

Decreto proíbe a realização de eventos em Bacabal

  Assecom Bacabal, com, redação de Louremar Fernandes - O Decreto nº 742 da Prefeitura de Bacabal, proíbe a realização de qualquer tipo de ...

Portal da Poesia


Portal da Poesia Poema em primeira pessoa

Estou vivo, ainda.
Tantos já se foram, eu não.
Quantos desafios ainda terei se não morrer?

Perdi pai, irmãos Perdi mãe, Reencontrei amigos, Muitos também se foram.

Eu sigo, estou vivo. Até quando?

Quantos não estão mais aqui...
Quantos dias terei que caminhar...

Estou vivo ainda...
Não sei por quantos dias,
Por quanto tempo caminharei sem destino
Quanto tempo a vida me vagueará...

Quando nós nos conhecemos?
Porque sofremos?
Quantos dias teremos?

A vida é assim...
Quantos dias foram reais...

Às vezes se mira o impossível
A vida é apenas um conjunto de sonhos e quimeras
Nunca
Nunca será a esperada era
O longo caminho que Deus vocifera
A quilha
O limo
A nódoa infante
Não se pode ter sempre o que se quer
E se você não está aqui
Os dias são mais difíceis

Eu, coadjuvante na batalha,
Pereço como tantos que se foram,

Sem contar os dias vacilo em perene devaneio
Ano após ano
Me perco em um passado sem futuro,
Em dias,
Em noites,
Pensamentos obscuros...
Vagueio entre os medos
Que eu mesmo construí

Se escapar, então,
Sei que vou consegui distingui
O Céu do Inferno
Heróis de fantasmas
A vida do fim...

Abel Carvalho

Proposição do vereador Reginaldo do Posto inclui portadores de Transtorno do Espectro Autista e da Síndrome de Down na lista prioritária de vacinação contra a Covid-19 em Bacabal

Share This
Assecom Câmara, com redação de Abel Carvalho e foto de Wanderson Ricardo - A imediata inclusão dos segmentos sociais formados por portadores de Transtorno do Espectro Autista e da Síndrome de Down, na relação de prioridades de vacinação contra a Covid-19 no, no âmbito do município de Bacabal. Essa e a ementa do Requerimento nº 71/2021, de autoria do vereador Reginaldo Castro de Araújo, o Reginaldo do Posto (PDT), que foi aprovado de forma unânime na sessão ordinária realizada ontem, 05 de maio, pela câmara municipal de Bacabal.
Para o vereador pedetista as pessoas nessas condições possuem muitas alterações imunológicas decorrentes das dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas como o trato respiratório e o sistema imunológico. Ele explica que elas, termos intelectuais, têm uma dificuldade muito maior de seguir todos os protocolos de prevenção da Covid-19, como a manutenção do distanciamento social, de se autorregrar em relação a higienização constante das mãos e que isso aumenta muito a possibilidade de contágio, segundo os especialistas.
Concluiu a justificativa explicando que, além da dificuldade dessas pessoas em seguir as regras sanitárias, portadores de Síndrome de Down podem ter uma tendência maior a terem complicações graves do Covid-19, desenvolvendo a forma mais grave da doença. Principalmente em crianças que já são naturalmente mais suscetíveis a infecções respiratórias. Já nos adultos com Síndrome de Down a obesidade é muito mais frequente, o que é visto como fator de risco principal para a doença.

Estrada e poço artesiano
Reginaldo do Posto teve, ainda, proposição aprovada solicitando a recuperação da Estrada do Leite, vicinal que liga a Rodovia Ma – 245, no povoado Aldeia do Odino, a BR-316, no povoado Vila Aluízio Afonso Campos.
Explicou que a estrada é a principal via de acesso a vários povoados de Bacabal, como a própria Aldeia do Ondino, Boa Vista da Tábua, Bomba, Brejinho, Barraca do Açude, São Paulo Apóstolo até chegar a Alto Alegre do Acelino e que, por sua grande importância, a via já passou por diversos processos de recuperação, contudo, em razão da intensidade do período chuvoso essas intervenções se mostraram quase inócuas e hoje a situação da estrada é de degradação quase extrema, o que mostra a necessidade da sua imediata recuperação, em razão do grande tráfego de veículos, a exemplo de caminhões, por ser aquela uma zona de grande produção, tanto pecuária como agrícola.
Outra proposição de Reginaldo que foi aprovada pelo Plenário solicita a urbanização, com implantação de capeamento asfáltico e construção de meios fios e sarjetas de todas as ruas do Parque São José Operário, com a instalação, também, do sistema público de abastecimento de água próprio para o bairro.
Justificou mostrando que a pavimentação asfáltica dos bairros é de suma importância para as comunidades, gerando qualidade de vida e oportunizando melhor trafegabilidade de veículos e pedestres. Mormente ao estágio de degradação que as ruas do bairro Parque Operário se encontram, a comunidade vem sofrendo, pois a situação dificulta o ir e vir dos cidadãos, danificando veículos e motocicletas que diariamente transitam por essas vias fazendo manobras perigosas, o que, de certa forma, poderá ocasionar acidentes graves e danificação do patrimônio.
Sobre o sistema de abastecimento mostrou que os moradores vem sofrendo com a ausência de um poço artesiano que sirva exclusivamente a comunidade e, que isso acarreta muitos problemas, inclusive o constante corte do fornecimento que é feito pelo SAAE, pois da comunidade é servida pelo poço artesiano do bairro Satuba, não sendo a quantidade de água ofertada suficiente para abastecer a todas as residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad