Venâncio do Peixe cobra implementação do Plano de Carreira, Remuneração e pagamento de Incentivo Adicional aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate a Endemias de Bacabal.

Assecom Câmara, com fotos e redação de Wanderson Ricardo - O requerimento nº 98/2021 de autoria do vereador Venâncio do Peixe (PDT), apreciado na sessão da câmara de ontem, 19, é em resumo, uma cobrança ao Poder Executivo, sobre a efetivação do Plano de Carreira, Remuneração e pagamento de Incentivo Adicional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate a Endemias (ACE) no município de Bacabal.
O assunto, já debatido em reunião com o titular da propositura e representantes dos ACSs e ACEs –, é uma questão de interesse coletivo e visa garantir a devida correção do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, de modo a lhes assegurar a preservação da subsistência humana e o resguardo do seu padrão de vida.
Venâncio, apresenta o tema em caráter de urgência e com interesse de que o prefeito Edvan Brandão, envie a Câmara, para tramitação, os projetos de Lei que normatizam e asseguram as reivindicações das classes.
O agente comunitário de saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde por meio de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Já o agente de combate às endemias atua em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças.
O pedetista afirma que estes trabalhadores, desenvolvem papel fundamental ao atuar nas comunidades, interligando os serviços de saúde à população. “Nesse contexto, é importante que esses profissionais tenham qualidade de vida e trabalho, para que possam ter bem-estar e ao mesmo tempo proporcionar maior qualidade na prestação de suas atribuições,” comenta.
O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem