Vereador Professor Markim intercede pelas comunidades do Alto Cururupu e Centro dos Linos

Assecom Câmara, com redação de Abel Carvalho e foto de Wanderson Ricardo - Três proposições que tramitaram na última sessão ordinária realizada pela câmara municipal de Bacabal, de autoria do vereador Professor Markim (PSC), intercedem em favor de duas comunidades nas quais o parlamentar atual politicamente. Na primeira proposição, o Requerimento Nº 101 /2021, o vereador solicita a implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Alto Cururupu.
Ele explicou que "os moradores do Alto Cururupu me procuraram solicitando à implantação de uma Unidade Básica de Saúde em beneficio da comunidade. O bairro é um dos mais importantes de Bacabal, sendo que milhares de pessoas residem ou lá trafegam, onde a população tem grande necessidade deste serviço. As UBS’s são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais".
Explicou ainda que "essas unidades trabalham com a prestação de serviços da Atenção Básica. A atenção básica se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte."
Ainda intercedendo em favor do Alto Cururupu, desta feira através da Indicação nº 15/2021, Professor Markim solicita ao diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE – Ba), Almir Carvalho Rosa Júnior, solução eficaz para a melhoria no Planejamento do Sistema de Abastecimento de Água do bairro.
Ele garante que a água se faz necessária em todos os aspectos da vida, sendo preciso que se mantenha oferta adequada e de boa qualidade para toda a população. O acesso à água potável possui íntima ligação com o direito à vida e com a dignidade da pessoa humana, sendo inegável sua importância. Acrescenta que o bairro Alto Cururupu abriga a uma grande comunidade, sendo estritamente necessário um planejamento detalhado para que essas pessoas não continuem a sofrer com escassez da água.
Considera que nenhuma comunidade pode viver ou evoluir sem um abastecimento adequado de água, que permita aos seus habitantes viver de modo saudável e confortável e ser esta empresa, o SAAE, a autarquia responsável, junto com a Administração Municipal, pelas demandas e por prestar serviços de abastecimento de água, buscando a satisfação da sociedade, que suas atividades compreendem ainda a realização de estudos, projetos, e execução de obras relativas a novas instalações e ampliação de redes, é que por este motivo elaborou o pedido em forma de Indicação.
Já no Requerimento nº 100/2021 o vereador solicita ao prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), a imediata troca da caixa d’água que compõe o sistema de abastecimento do povoado Centro dos Linos, neste Município. Professor Markim informa ao prefeito que o reservatório de água do povoado Centro dos Linos apresenta sérios problemas, sendo o principal deles o constante vazamento, fato que deixa a comunidade apreensiva e sem a disponibilidade de um sistema eficaz.
Anuiu que um dos motivos mais importantes de investir na troca periódica da caixa d’água é que diminui os riscos das pessoas contraírem doenças. Aliás, é preciso considerar que a água é muito utilizada por todos (tanto para beber, quanto no preparo dos alimentos, na higiene pessoal e também na limpeza dos carros, animais e residências).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem