Prefeitura de Bacabal revitaliza a escola José Maia Filho e entrega o Memorial Quilombola Maria Balbina em São Sebastião dos Pretos - Abel Carvalho

Matéria do Dia

Decreto proíbe a realização de eventos em Bacabal

  Assecom Bacabal, com, redação de Louremar Fernandes - O Decreto nº 742 da Prefeitura de Bacabal, proíbe a realização de qualquer tipo de ...

Portal da Poesia


Portal da Poesia Poema em primeira pessoa

Estou vivo, ainda.
Tantos já se foram, eu não.
Quantos desafios ainda terei se não morrer?

Perdi pai, irmãos Perdi mãe, Reencontrei amigos, Muitos também se foram.

Eu sigo, estou vivo. Até quando?

Quantos não estão mais aqui...
Quantos dias terei que caminhar...

Estou vivo ainda...
Não sei por quantos dias,
Por quanto tempo caminharei sem destino
Quanto tempo a vida me vagueará...

Quando nós nos conhecemos?
Porque sofremos?
Quantos dias teremos?

A vida é assim...
Quantos dias foram reais...

Às vezes se mira o impossível
A vida é apenas um conjunto de sonhos e quimeras
Nunca
Nunca será a esperada era
O longo caminho que Deus vocifera
A quilha
O limo
A nódoa infante
Não se pode ter sempre o que se quer
E se você não está aqui
Os dias são mais difíceis

Eu, coadjuvante na batalha,
Pereço como tantos que se foram,

Sem contar os dias vacilo em perene devaneio
Ano após ano
Me perco em um passado sem futuro,
Em dias,
Em noites,
Pensamentos obscuros...
Vagueio entre os medos
Que eu mesmo construí

Se escapar, então,
Sei que vou consegui distingui
O Céu do Inferno
Heróis de fantasmas
A vida do fim...

Abel Carvalho

Prefeitura de Bacabal revitaliza a escola José Maia Filho e entrega o Memorial Quilombola Maria Balbina em São Sebastião dos Pretos

Share This
Assecom Bacabal, com redação de Wanderson Ricardo e fotos de Jhonson Alencar - A prefeitura de Bacabal, por meio da secretaria municipal de educação (Semed), reinaugurou, na manhã desta terça-feira, 08, a escola do povoado São Sebastião dos Pretos, denominada, a partir de hoje, de Unidade Educacional José Maia Filho e, entregou para a comunidade o Memorial Quilombola Maria Balbina.
O prefeito Edvan Brandão estava presente na solenidade, acompanhado pela primeira-dama, Ivaneide Brandão; vice-prefeita, Graciete Trabulsi; secretário de administração, Davi Brandão e pela secretária de educação, Rosilda Alves, além do presidente da Câmara Manuel da Concórdia, vereadores e correligionários políticos.
A escola, que foi fundada em 1992, estava há décadas sem passar por uma reforma estrutural completa. Já o memorial, construído pela atual administração, é umm local para reflexão sobre a história do negro nos tempos da escravidão e, nos tempos de liberdade, também. Um espaço para se preservar os registros dessa gente tão lutadora, que muito contribui com o progresso de Bacabal.
“Só temos a agradecer ao nosso prefeito por essa obra, uma reconstrução, uma escola digna, para os nossos alunos, que há muito tempo vinham almejando e agora o nosso prefeito veio com a escola e um memorial, que é um registro da nossa história”, disse a gestora da escola, professora Maria Isabel Cutrim Sousa.
A secretária municipal de educação expressou sua alegria pela entrega das obras. “Hoje nós estamos muito felizes, muito agradecidos a Deus por entregar essas duas importantes obras aqui na comunidade quilombola de São Sebastião dos Pretos. Então, estamos entregando uma escola completamente nova, ampliada e um memorial que era um grande anseio desta comunidade para que fosse possível guardar suas relíquias”.
Esta escola recebeu o nome do primeiro líder comunitário do povoado, José Maia Filho, foi um bravo lutador por melhores dias e por conquistas como a titulação da terra, a construção de uma escola e a instalação da energia elétrica.
O vereador Serafim Reis, autor do Projeto de Lei que deu a nova denominação da escola disse que “então eu estou feliz porque a minha felicidade é ver a comunidade bem. Nesse momento eu quero agradecer a obra aqui realizada nesta grande comunidade humilde, trabalhadores, produtores que merecem todo o respeito nosso enquanto políticos”.
Já o secretário de administração, Davi Brandão, afirmou que  “nosso sentimento é de gratidão pelo empenho do nosso prefeito Edvan Brandão. Hoje, aqui, ouvimos que o prefeito foi intitulado como o prefeito que realiza sonhos. E isso nos enche de orgulho. Essa escola foi reconstruída, foi entregue o memorial, e tudo isso mostra a importância da nossa educação e da nossa cultura também”.
Para o prefeito Edvan Brandão, as obras revelam seu compromisso de garantir melhorias nos povoados da zona rural de Bacabal.
“Eu tenho a maior felicidade em estar realizando o sonho desta comunidade. Tenho enfrentado com determinação os desafios de ser gestor, não somente da sede, mas sim, com o compromisso de atender os moradores da zona rural. Hoje, pode-se dizer que não é uma reforma, é uma nova construção. Fizemos um trabalho aqui que os moradores nos pediram. Essa escola é um presente para toda comunidade do São Sebastião dos Pretos. Esse memorial é um marco na história desse povoado e, que nós também fizemos com muito carinho”, destacou o prefeito de Bacabal Edvan Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad