Lourival Souza: Ação educativa em faixa de pedestre: SOS Vida, Programa Vida no Trânsito e SMMT realizaram ação conjunta

Lourival Souza, engenheiro - Em celebração do dia do Motorista(25/07) e do motociclista(27/07) a SOS VIDA pela paz no trânsito em parceria com o Programa Vida no Trânsito e a SMTT-Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís realizaram uma ação educativa em faixa de pedestre no dia 27.07.21. O local da atividade foi na Av. Daniel de La Touche em frente ao terminal de integração no bairro Cohama, em São Luís.

DIA DA MULHER NEGRA - MAS NÃO NO TRÂNSITO
Estudo mostra que motoristas diminuem menos a velocidade ao se aproximar de pedestres pretos e pardos.
Ontem foi Dia da Mulher Negra. Infelizmente, no trânsito, parece que nunca é dia delas.
Em uma investigação sobre como a empatia age nos motoristas, pesquisadores da Universidade de Nevada, nos EUA, chegaram a uma revelação que comprova como o racismo ainda é estrutural, mesmo em democracias desenvolvidas como a americana.
O estudo, publicado na revista científica Journal of Transport and Health, verificou, entre outras questões, se a cor da pele do pedestre influencia no comportamento do motorista de um carro que se aproxima.
O método científico foi o seguinte: duas mulheres (uma branca e uma negra) e dois homens (um branco e um negro) atravessavam um cruzamento. As travessias eram filmadas, assim como a aproximação dos carros da região. O comportamento de cada veículo era documentado.
Dos 461 carros que passaram por esse trecho em que os voluntários atravessavam, apenas 28% diminuíam a velocidade para esperar o pedestre completar o trajeto. (Na maioria dos casos, as pessoas precisavam dar aquela corridinha para não serem atropeladas.)
O que já era ruim fica pior. Além desse padrão de direção agressiva, o estudo chegou a outra revelação que, num mundo civilizado, deveria chocar: os automóveis pararam mais para pedestres brancos (31,1%) que para negros (24%).
Para os pesquisadores, uma explicação possível é um senso de superioridade dos motoristas sobre os passantes negros. Muitos desses condutores entendem que a vida desses pedestres de pele escura vale menos que a deles.
Além do sentimento de superioridade, fica evidente, neste caso, um reflexo de toda uma cultura de desigualdade racial. Fonte: cesvibrasil.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 44. Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

MORTOS NO TRÂNSITO NO MARANHÃO: MAIS DE DOIS ÔNIBUS LOTADOS TODOS OS MESES
Em 2020 morreram no trânsito no Maranhão 1.259 pessoas, das quais 603 motociclistas (47,89%) e 172 pedestres (13,66%). Isto equivale ao um grave acidente com a morte de todos os passageiros e tripulantes de mais de 02 ônibus em todos os meses do ano. Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

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