BACABAL POR DENTRO 2

Governadora Roseana Sarney em Bacabal: fazer o que... Agora parece que vai, mas o que ela vem fazer aqui?...

Pois é... Essa é a grande questão.  Todos os veículos de comunicação de Bacabal, alinhados ou não ao governo do estado e ao governo do município, através dos mais diversos apresentadores de programas locais, e cito nomes: Osmar Noleto, Jotha Erry, Salomão Duarte, Randyson Laércio e Nando Souza - Israel Oliveira está fora do ar, mas também bateu -, até os adotados Alberto Barros e Carlos Brasil têm exortado a população bacabalense a marchar contra a Roseana Sarney quando da sua anunciada vinda ao município, programada para a quinta-feira.
Na internet, nas redes sociais, os bacabalenses também se manifestam no sentido de organizar manifestações para cobrar da governadora do Maranhão maior, ou pelo menos a mínima atenção com relação ao município de Bacabal.
Foto retirada de uma rede social
A foto que exponho aqui prova isso.
Mas porque que Bacabal é tão desprezado assim pelo governo do estado, principalmente pelas administrações sucessivas e repetidas feitas pela governadora Roseana Sarney?
Conta-se a boca pequena que é porque o senador da república João Alberto Sousa bota o pé em cima de tudo programado ou projetado para vir para cá. O bom senador vicentino sempre diz assim, quando se trata de Bacabal: - entonem comigo – Bacabal tem tudo... O que era para ser feito em Bacabal eu já fiz.
Sinceramente eu não acredito nisso. Creio mais na leniência e na falta de interesse da governadora, assim como que o obsequiamento de Alberto o torna incapaz de cobrar.
Como já disse em artigo anterior João Alberto Sousa representa em Bacabal um governo ausente que não dá o mínimo apoio a um prefeito inepto.
Então eu repito uma pergunta: o que a governadora Roseana Sarney vem fazer aqui?
Resposta óbvia para o séquito e asseclas: inaugurar um grupamento do corpo de Bombeiros.
Bom... Aí eu tenho que abrir um adendo para ao senador João Alberto, é que ele quando governador do Maranhão instalou – inclusive assinando a lei em praça pública – um quartel do corpo de Bombeiros, assim como um batalhão da polícia militar do Maranhão em Bacabal. O carro de bombeiros tinha até a placa do município. Alguém lembra?
Mas vamos para frente.
Roseana Sarney Murad vem entregar para a comunidade um grupamento do corpo de bombeiros que foi aparelhado por emenda pessoal do deputado Alberto Filho, no valor de 1 milhão de reais. O espaço físico onde o grupamento está sendo instalado foi reformado pela prefeitura municipal de Bacabal. Leia aqui.
Tem mais... Para a manutenção e sustentação futura do grupamento o comandante está correndo o pires no comércio local. Ele, comandante, pessoalmente.
Obra do governo do Estado do Maranhão em Bacabal é o isolamento de uma sala da Agerp para a instalação do programa Viva Cidadão...
Essa situação esdrúxula está criando um grande problema para o cerimonial e para a segurança da governadora.  Séquito e asseclas querem que a governadora desfile em carro aberto, ande quilômetros a pé, visite a prefeitura, vá ao Hospital Laura Vasconcelos anunciar a sua reforma e ampliação e venha inaugurar o corpo de bombeiros.
Ao que parece a segurança tem outra ideia: a governadora chega ao aeroporto, segue em cortejo, entrando pela Cohab I, pegando a Rua Frederico Leda, para então, chegar ao local onde funcionará o grupamento do corpo de bombeiros e depois ir embora pelo mesmo caminho. Esse é um percurso curto, mas o cerimonial não confirmou agenda da governadora até agora.

São Luis Gonzaga
Roseana Sarney também deverá visitar a cidade de São Luis Gonzaga. As coisas para ela lá também estão bastante complicadas para lá. Revoltada a população do município cobra, entre outras coisas, a recuperação da Ma - 245, que liga a BR-316 ao município, assim como a sua extensão até a cidade de Trisidela do Vale.
A pacata população gonzaguense também está se preparando para receber a governadora com cobranças e protestos.

João Alberto, Jackson Lago e a chuva...
Essa é para relaxar um pouco e para o séquito não dizer que eu estou pesando a mão. Encontraram-se o ex-governador Jackson Lago e o atual senador João Alberto Sousa no saguão do aeroporto de Brasília. A essa época Dr. João era deputado federail. Após cumprimentos pouco efusivos o destino os jogou em cadeiras contiguas dentro do busão aéreo que faz a rota Brasília/São Luís.
O resultado disso é que os dois, educadamente, como bom bons políticos, travaram uma longa conversa durante o voo.
Lá para o fim da viagem, depois de Alberto se declarar para Jackson um esquerdista natural, lembrando seus bons tempos de estudante universitário no Rio de Janeiro, além do seu período de ativista estudantil, ativista sindical, por ser bancário, o vicentino que ama Bacabal saiu com essa: - entonem comigo – Olha Jackson, eu já te disse. Eu sempre fui da esquerda...
O ex-governador cobrou: - Mas João, de como esquerda, tu já estás há quase 30 anos no grupo Sarney...
Contrito Alberto explicou: - Ô Jackson, eu estou aqui só passando uma chuva...
Sorrindo o ex-governador encerrou  conversa: - E que chuva longa, hein João!
Por fim o avião pousou no Aeroporto do Tirirical.
Detalhe: sem chover uma gota d’água...

Obs.: para Paulinho Lago e Zé Lopes

Diretora aqui, zeladora em São Luis Gonzaga
Essa é curta... Antônia Amância dos Santos é um caso especial no sistema de educação do país. Até onde eu apurei a cidadã consegue uma dualidade única, se é que isso é possível. Antônia é servidora pública do município de São Luís Gonzaga. É lotada como auxiliar de serviços gerais da prefeitura, na escola municipal Frei Nicolau, no povoado Nova Vida. Para tanto comprovou ser portadora de diploma do ensino fundamental. Tudo bem!  Aqui em Bacabal, na administração do prefeito José Alberto Oliveira Veloso e do secretário de educação Waltersar de Mesquita Carneiro, doutor em educação, Antônia Amâncio é diretora da unidade escolar fundamental São Benedito – essa é a nova nomenclatura das escolas da cidade – seguramente a ASG gonzaguense comprovou junto ao município que está habilitada para o exercício do cargo, ou não?

Destilando
O habilidoso apresentador Alberto Barros livrou, em recente entrevista ao vivo, o secretário de saúde Antônio Hidalgo da Silveira Leda, de uma grande fria. O cardiologista respondia ao professor e advogado Bento Vieira sobre uma hipotética receita apócrifa. Viu-se obrigado a enumerar seus feitos como secretário. Acabou revelando que um dos resultados de suas inúmeras viagens a Brasília foi o considerável aumento do teto da saúde de Bacabal. Barros cortou o afã do secretário rapinho... De quanto será que foi esse aumento hein?

Não se preocupem... Eu vou revelar na próxima coluna.

Em Bacabal a coisa está tão bagunçada, mas tão bagunçada, mas tão bagunçada administrativamente que um secretário gere a pasta do outro. Hidalgo Leda é secretário de saúde. Inaldo Nascimento desenvolvimento Rural. Muito bem, mas quem será que toma conta do restaurante do povo? Quem será que faz as compras dos implementos e suprimentos da secretaria de saúde? Sem Chiclete ou Banana dou um doce para quem responder...

Só para manter no clima... Quem será a proprietária da empresa que vende e dá manutenção em todo o sistema de refrigeração do município. Ela tem um cunhado na secretaria do comprador... Só para refrescar essa licitação custou aos cofres do município o valor total de R$ 1.359.837,00 e foi ganha pela empresa que tem como razão social J.C.M. Lopes e Cia Ltda.

Só para atiçar... A prefeitura de Bacabal firmou um compromisso, há algum tempo com o ministério público, para o matadouro municipal se adequar a uma séria de regras em 90 dias e voltar a funcionar. Será que isso aconteceu? Deve... O matadouro está funcionando. Mas uma coisa eu garanto, aboliram o carimbo de certificação que era prensado na carcaça das reses abatidas... Porque será? Passo a palavra para o deputado federal José Vieira Lins...

Para encerrar... Sou empresário, embora pouca gente saiba. Fui cobrado recentemente pela secretaria municipal de finanças em 3 notas fiscais abertas de ISS, algo em torno de 500 reais. Tudo correto. Vou propor para o prefeito José Alberto Oliveira Veloso um encontro de contas: ele me deve 3 mil e 500 reais em salários. Não é Barros?

Apimentando: quanto será que a secretaria de finanças do município de Bacabal arrecada por mês? O ISS é só um dos impostos... Mas tem mais... IPTU... Alvará... Taxas diversas... Aqui se cobra até a banca da verdureira.

Se o prefeito acha que eu estou só blefando, nós dois conhecemos uma pessoa que pode dizer para ele que essa história de incrementar a cobrança de impostos municipais é uma ideia minha.


Vai ser um bom encontro de contas. Os tributos municipais geram como receita mensalmente algo nunca inferior a 300 mil reais, com picos de até 500 mil reais... E ninguém fiscaliza, já que a câmara municipal não existe. Eu devo 500 reais... Rsrs... Se a Jane, a Marina e o Páscoa souberem disso me matam.

*Bacabal por Dentro é o nome do primeiro livro da imaginária trilogia idealizado pelo poeta e compositor Brasilino Miranda. Imaginária porque ele só escreveu dois livros: Bacabal por Dentro e Bacabal Moderno. O terceiro seria Bacabal em Movimento.

2 Comentários

  1. A governadora Roseana Sarney, não é digna, e nem merecedora de aplausos, saudações e nem tampouco de um aperto de mão do povo de Bacabal. Se pudéssemos fecharíamos as portas da cidade de Bacabal, para que essa governadora jamais pudesse entrar. Vamos torcer para que a sua visita, seja rápida e mais breve possível. Esse é o sentimento do povo de Bacabal para com a governadora, pois tudo que a mesma fez durante o seu mandato, foi virá as costas para Bacabal.

    ResponderExcluir
  2. O pessoal está pior q os anteriores... rsrsrs. O secretariado é fraco nao tem experiencia administrativa... Kd o Renov??? Pra nao dizer secretario de adm? Podiam chamar Jr Saae pra ensinar o povo a trabalhar... Infelizmente quem tem uma noção de adm é secr de Cultura... Em terra de cego quem tem um olho é rei...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem