Professores de Bacabal discutem fortalecimento do Pacto Nacional do Ensino Médio

Nota:
Prometi a minha amiga professora Eva Simone Ferreira que cobriria, no dia de ontem, 29, o encontro dos professores ligados a URE que discutiria O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Para variar furei. Então pedi a Eva que fizesse as vezes de repórter e, ela o fez muito bem. Não sei de quem são as fotos, mas você acha que eu mudaria alguma coisa no texto da professora Eva Simone... Leia o artigo abaixo.
Abel Carvalho
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.
Lançado nacionalmente em 2013 o PACTO PELO ENSINO MÉDIO se concretizou no Maranhão em agosto de 2014. Quando foi Lançado através de ações articuladas, entre a Universidade Federal do Maranhão – instituição ensino superior responsável pela formação e certificação –   e a Secretaria de Estado da Educação – SEDUC-MA
O Programa de Formação Continuada de Professores tem como objetivo promover a valorização dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional  e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Este é subsidiado pelo FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, onde disponibiliza bolsas de estudo no valor de R$ 200,00 aos professores e coordenadores pedagógicos que atuam nestas escolas.
A Unidade Regional de Educação de Bacabal possui 555 professores/coordenadores pedagógicos, 27 orientadores de estudo atuando nas escolas dos 11 municípios jurisdicionados a regional que são: Altamira do Maranhão, Bacabal, Brejo de Areia, Bom Lugar, Conceição do Lago Açu, Lago Verde, Marajá do Sena, Olho D’água das Cunhãs, Paulo Ramos, São Luís Gonzaga do Maranhão e Vitorino Freire. Para o Gestor Regional Prof. Pedro Neto da Silva esta ação promove a melhoria da qualidade da educação e direciona a um trabalho mais coletivo e integrado na escola.
O programa é coordenado no Estado pela Profª Dra. Lindalva Maciel/UFMA e acompanhado nesta regional pela Profª Esp. Eva Simone Rodrigues Ferreira, responsável pela formação dos orientadores de estudo que atuam como lideres da ação do pacto no chão da escola.
Por Eva Simone/Professora
Veja abaixo as fotos que marcaram o encontro:









Clique em cima das fotos para ampliá-las.
Conheça mais sobre o PACTO acessando o site: http://pactoensinomedio.mec.gov.br ou site: http://simec.mec.gov.br portal que realiza o acompanhamento e gerenciamento das ações pedagógicas e das bolças de estudos. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem