Vereador Rogério Santos pede que secretaria de saúde de Bacabal se engaje no Novembro Azul

Ascom vereador Rogério Santos

Preocupado com a situação da saúde do homem bacabalense o vereador Carlos Rogério Santos Silva (PPS) fez tramitar, na última sessão ordinária da câmara municipal de Bacabal, indicação a ser encaminhada a Secretária Municipal de Saúde, enfermeira Márcia Regina Sousa Batista, solicitando que a mesma providencie, de forma urgente, a realização de ações preventivas relacionadas à saúde do Homem, especialmente no que diz respeito ao câncer de Próstata, na sede e na zona rural de Bacabal, disponibilizando toda estrutura da secretaria para que seja feitas consultas e exames preventivos.


O vereador popular socialista justifica sua proposição explicando que "o Congresso Nacional homenageou em plenária, dia 4 de novembro, a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) pelas suas ações de orientação da população sobre a doença. Logo após a homenagem, o Congresso foi iluminado de azul em sinal de apoio à iniciativa. O movimento Novembro Azul é realizado em parceria pela SBU e o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata".

Disse também Rogério Santos em sua justificativa que "o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado".

Ele acrescentou também que "o câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula".

E finalizou dizendo que "apesar dos muitos esforços hoje desenvolvidos pela administração municipal no sentido de melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados a nossa população ainda é muito grande a carência que os moradores de Bacabal vivenciam diariamente. Ações agregadas e em sistema de mutirão com a participação efetiva de equipes médicas, de enfermeiros e de agentes comunitários de saúde podem suprir a necessidade que a população masculina bacabalense sente no seu dia-a-dia. Essas ações são de fácil execução e dependem apenas da vontade política e administrativa dos nossos gestores".

Extra parlamento
No desenvolvimento de suas atividades extra parlamento o vereador Carlos Rogério Santos Silva esteve, ainda na manhã de ontem, 12 de novembro, visitando o alunos da escolinha de futebol União Real, coordenada pelo desportista Francisco das Chagas Gamarra, na companhia do professor Sérgio Murilo.

Santos, que é parceiro da escolinha que fica localizada no Bairro da Areia e atende a quase 100 crianças e jovens adolescentes, garantiu a Gamarra a continuidade de sua parceria com o projeto e reunião os futuros atletas para conversar como os mesmos sobre o mal maior que hoje assola não só o nosso país, mas também ao nosso estado e a cidade, o crescimento do número de usuários de drogas.




Rogério Santos com Gamarra, Sérgio Murilo e o alunos da escolinha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem