Bacabal formaliza termo de cooperação com o Programa CNH Jovem



Desde o último dia 14 de julho a prefeitura de Bacabal, através da secretaria de juventude e secretaria de desenvolvimento econômico, disponibiliza o acesso à internet aos interessados em se inscrever no Programa CNH Jovem. O secretário de juventude, professor Frank Oliveira, esteve em audiência com a secretária de Estado, Tatiana Pereira, na tarde do dia 22, com a finalidade de formalizar a parceria entre Estado e Município.
O Secretário Frank Oliveira destacou que “é mais uma oportunidade que os jovens terão, a partir de então, para adentrar ao mercado de trabalho. Recebo diariamente jovens relatando que não conseguem emprego devido a não possuir carteira de habilitação e que alegam, dentre outros fatores, a questão financeira. Todos nós sabemos que realmente é muito caro para se conseguir uma CNH. Além disso nós temos a plena consciência de que muitos jovens conduzem, principalmente, motocicletas em todo o nosso Estado sem estarem habilitados, provocando assim um número elevado de acidentes”.
Atualmente, a frota do estado conta com 1,3 milhão de veículos, sendo que apenas 700 mil condutores são habilitados. A ação CNH Jovem tem parceria com o Detran/MA.
Nesta primeira etapa, o programa vai disponibilizar duas mil carteiras de habilitação para todo o Estado. É exigido que o interessado tenha realizado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Mil carteiras serão destinadas aos que apresentarem as melhores notas no exame e as demais, por meio de sorteio pela Caixa Econômica Federal. Para ter acesso à gratuidade, os jovens precisam ter idade entre 18 e 21 anos e ter cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública.
A secretária de Estado de juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, analisou que um dos pilares do programa é a diminuição dos acidentes de trânsito envolvendo jovens e garantir empregabilidade. "No nosso estado boa parte dos condutores são jovens e não possuem a habilitação. Os jovens são também as maiores vítimas de acidentes", ressalta a Secretária. Ela antecipa que o programa terá o número de vagas ampliado em sua segunda etapa, no próximo ano.
O local de inscrição presencial é:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Turismo
Horário: das 8:00 às 14:00 até o dia 31 de julho
Você pode também acessar o endereço: www.detran.ma.gov.br/cnhjovem e realizar a sua inscrição, até às 23:59 do dia 31 de julho.

Com informações da Sejuv

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem