Lourival Sousa: Eventos em memória das vítimas de acidente de trânsito


A Campanha SOS VIDA prossegue na organização da celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas de acidentes de trânsito(terceiro domingo de novembro), que ocorrerá dia 15.11.2015, na Avenida Litorânea, em São Luis-MA.
Dia 22.10.2015 aconteceu a terceira reunião na sede da Grande Loja Maçônica com o fim de preparar a programação do evento.


Participaram da reunião o DETRAN, a SMTT-Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Polícia Rodoviária Federal, Comitê Vida no Trânsito, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de São Luis e CEREST-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, estadual.
A programação está praticamente concluída, sendo que das 7h30 às 9h haverá atividades nas rotatórias da Av. dos Holandeses, liderada pelo DETRAN, e das 9h às 11h30, passeata e motocicletada na Av. Litorânea, na Praia de São Marcos, organizada pela SOS VIDA e parceiros.
No final do evento, por volta das 11h30, haverá um ato ecumênico na praça da estátua dos pescadores.

PAIS E FILHOS: QUEM EDUCA QUEM PARA O TRÂNSITO?
PARTE II
A sociedade precisa diferenciar entre o momento ingênuo em que as crianças chegam em casa entusiasmadas contando que aprenderam na escola a atravessar na faixa com a mão estendida, ou até mesmo entre quando mostram o formulário de multa moral e avisam: “pai, se você pisar na bola eu vou te multar”, do momento de educar. Pois, desde que o mundo é mundo sempre foi e será o adulto que educará a criança.
Os pequenos podem até ajudar a tentar corrigir atitudes insensatas e arriscadas dos adultos no trânsito, mas, definitivamente, não é delas a obrigação ou tarefa de educar os adultos. Isto, na verdade, está muito claro para os professores no dia a dia quando mandam bilhetes na agenda, a criança entrega e o pai não lê e, quando lê, não assina. Ou quando a escola solicita a presença do pai ou responsável urgente na escola para resolver um problema grave de indisciplina do filho e este pai ou responsável nunca aparece.
A escola também lida e se comove com aquela criança que aprendeu na escola a se defender dos perigos do trânsito, mas que foi atropelada porque não conseguiu dissuadir o adulto teimoso e irresponsável que a conduzia de atravessar em meio aos carros em uma via movimentada.
Uma das coisas que muito me preocupa nessa concepção de educação para o trânsito em que a criança é quem deve ser educada para que consiga educar o adulto, é justamente esse abandono da população não escolar, sempre de fora das ações estruturais, sistêmicas e integradas de preservação da vida.

Por Márcia Pontes
*Márcia Pontes, graduada em Segurança no Trânsito pela Unisul Virtual (SC), é Educadora de trânsito em Santa Catarina e Observadora Certificada do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) Fonte: www.onsv.org.br

ARCEBISPO DE SÃO LUIS REUNIU-SE COM A COORDENAÇÃO DA SOS VIDA

A campanha SOS VIDA reuniu-se dia 21.10.2015, mais uma vez, com o Arcebispo de São Luis, Dom José Belisário da Silva. Desta vez foi para convidá-lo para participar do ato ecumênico que será realizado dia 15.11.2015 na Av. Litorânea, quando da realização da grande manifestação pelo DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO.
Ele foi muito solícito, porém informou que nesta data estará em Bogotá, na Colômbia, em atividades da Igreja Católica, mas que enviará um representante seu para participar do evento.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (LEI Nº 9.503/97)
Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança:
Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.
TODOS NÓS QUEREMOS UM TRÂNSITO SEGURO, TODOS QUEREMOS A PAZ NO TRÂNSITO.
DÊ SUA CONTRIBUIÇÃO: SEJA OBEDIENTE À LEGISLAÇÃO DO TRÂNSITO!

Por Lourival Sousa
Facebook: Campanha SOS VIDA E-mail: valorizacaoaavida@gmail.com
Fones: (98)98114-3707(TIM)/98891-1931(OI) 99202-1431(VIVO)/98423-0606(CLARO)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem