I Seminário de Formação Artística e Cultural de Bacabal foi aberto por Val Macambira


O músico e conselheiro nacional de políticas do ministério da cultura, Val Macambira, abriu, na manhã de ontem, 26, com a realização de uma palestra sobre os Desafios da Captação de Recursos para Políticas das Artes, através das leis de incentivo a cultura, o I Seminário de Formação Artística e Cultural de Bacabal. O prefeito José Alberto Veloso fgoi representado pela secretária da mulher, Doralice Veloso.


O evento, que está acontecendo no auditório da Escola de Música Maestro Almir Garçês Assaí, tem continuidade na manhã de hoje, e faz parte do Programa Mais Cultura na Cidade, a da secretaria municipal da cultura de Bacabal.

O seminário tem como objetivo capacitar artistas e produtores culturais de Bacabal no que diz respeito à elaboração de projetos através das Leis de Incentivo a cultura, principalmente à Lei Estadual que poucos artistas e empresários da cadeia produtiva da cultura conhecem por inteiro do estado.
Dele participam gestores públicos, profissionais de cultura e educação, artistas, mestres de culturas populares e representantes de movimentos sociais.


A secretária de cultura, Cristina Miranda, explica que, entre os temas abordados estão, "Leis de incentivo: o que são e como aplicá-las", cuja expositora é Caroline Lima Veloso, secretária adjunta de cultura do Estado do Maranhão, e Sistema Nacional de Cultura e elaboração de projetos especiais, com o próprio Val Macambira.
Também está na pauta do seminário à infraestrutura dos grupos culturais, o reconhecimento dos saberes artísticos e culturais populares, o papel dos agentes culturais como importantes atores para o desenvolvimento do município, por isso a importância da formação artística e cultural desses agentes.
Durante o evento, serão também será ministrada a importante palestra e oficina sobre o Sistema Nacional de Cultura e em que estágio se encontra o município de Bacabal dentro desse sistema. O seminário termina na tarde de hoje.

Ascom prefeitura Bacabal
Com redação de Carlos Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem