Sociedade civil elege os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Bacabal


Artistas e produtores culturais do município de Bacabal se reuniram, em Assembleia Geral, através do Fórum Municipal de Cultura, no último sábado, 21, no auditório da Escola de Música Almir Garcez Assaí, com o objetivo de eleger os representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Convocados pelo Poeta Paulo Campos e pela ativista LGBT, Márcia Jany, ambos representantes de Bacabal no Conselho Estadual de Cultura, o Fórum transcorreu em clima de normalidade e com a participação de um grande numero de pessoas ligadas arte e cultura.
O presidente em exercício do conselho, Maestro Victor Emanuel, iniciou o Fórum com votos de boas-vindas a todos, em seguida, passando a palavra para a secretária municipal de cultura, Cristina Miranda, que ressaltou a necessidade de todos os produtores culturais registrarem seus grupos e, aproveitando a oportunidade, convidou a todos para participar de oficinas que serão ministradas durante o I Seminário de Formação Artística e cultural com técnicos estaduais e federais, visando instruir os produtores de cultura do município sobre a regulamentação de seus grupos e como proceder, dentro da legalidade, para inserirem-se nas concorrências de editais públicos que visem adquirir recursos para expansão de seus trabalhos culturais.
Paulo Campos exemplificou a importância do registro para os grupos culturais. Márcia Jany também expôs sua opinião a respeito do crescimento das expressões culturais bacabalenses, que dependem muito da legalidade dos grupos.
A secretária de cultura Cristina Miranda retomou a palavra para reforçar o convite a todos para participar das oficinas e palestras que acontecerão na Escola de Música Almir Garcez Assaí e, enfatizou que participando destas oficinas, os representantes dos grupos receberão informações sobre as concorrências de editais que visam o fornecimento de recursos que possibilitem a manutenção dos grupos em funcionamento e, assim, prosseguir como agentes culturais.
A secretaria relatou ainda a programação das oficinas, e tratou da dificuldade de conseguir os seus ministrantes, inclusive com a participação de um conselheiro nacional de cultura e outros membros capacitados sobre o assunto.
Posteriormente, o conselheiro/músico Perboire Ribeiro deu seu depoimento sobre sua experiência de exclusão da Lei do Incentivo, principalmente por não ser legalizado.
O conselheiro Paulo Campos complementou ao ressaltar sobre a necessidade de desburocratizar a viabilização da realização dos projetos culturais e comparou-o com o Bolsa Família, que tem uma maneira mais simplificada dos recursos chegarem até seus contemplados e expressou sua inquietação quanto à morosidade na aprovação de projetos, sobre a extinção de importantes grupos culturais nordestinos por não conseguirem recursos e, principalmente, pelo desconhecimento dos processos de acesso aos recursos.
Campos enfatizou, ainda, a necessidade de participação nas oficinas com responsabilidade para aprimorar seus conhecimentos quanto à legalidade dos grupos, pois só assim terão oportunidade de comprovar o composto de que o Maranhão é o mais rico Estado em produção cultural.
Após longos e calorosos debates o técnico da secretaria de cultura, Zezinho Casanova, leu a proposta de regimento interno para eleição dos conselheiros. A proposta foi aprovada com algumas ressalvas e em seguida a plenária dividiu-se emr segmentos para escolher seus representantes.

São os seguintes os conselheiros eleitos:
1.ACADEMIA BACABALENSE DE LETRAS TITULAR: João Batista da Costa Filho SUPLENTE: Raimundo Laércio de Oliveira
2. CULTURA POPULAR TITULAR: Francisco Santos da Cunha SUPLENTE: José Ribamar Pereira Filho
3. ARTES VISUAIS TITULAR: Francisco David Dutra Barbosa
4. ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS TITULAR: Antonio José sousa Fonseca SUPLENTE: Antonio dos Reis Machado
5. MÚSICA TITULAR: Perboire Ribeiro SUPLENTE: Antonio Carlos
6. EMPRESAS E PRODUTORES CULTURAIS TITULAR: Jeremias Fotógrafo
7. MOVIMENTOS DE IDENTIDADE SEXUAL TITULAR: Márcia Jany
8. CULTURA AFRO BRASILEIRA TITULAR: Angela Pacheco SUPLENTE: Eraldo Reis
9. TEATRO TITULAR: Maria Dalva SUPLENTE: Franklin Oliveira
10. TRABALHADORES DA CULTURA TITULAR: Janete Valéria








Por Zezinho Casanova
Do Blog Diário do Mearim

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem