Em carta ao PT, Dilma fala em ataques injustos e sai em defesa de Lula

Presidente Dilma não participou das comemorações dos 36 anos do partido.
Na carta, ela diz que continuará ao lado de Lula 'em todas as batalhas'.


Andreia Sadi e Henrique CoelhoDa GloboNews e do G1 RJ
Ausente das comemorações de 26 anos do PT, a presidente Dilma Rousseff enviou neste sábado (27) uma carta ao partido na qual sai em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ela, Lula é um "patrimônio político" do país e vem sendo "duramente atacado de forma injusta" (veja a íntegra da carta ao final desta reportagem).
A presidente, que tem sido alvo de críticas de alas do PT contrárias à política econômica de seu governo, viajou ao Chile nesta sexta-feira (26) para se reunir com a presidente chilena, Michele Bachelet. Oficialmente, a viagem a Santiago foi o motivo pelo qual Dilma não participou da festa de aniversário do PT.
O colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti informou, porém, que emissários de Dilma na convenção do PT no Rio sondaram o ambiente para a presidente no evento. As informações repassadas davam conta de que o clima no local era hostil para a presença dela e, por isso, ela deixou de comparecer à festa.
Ao defender o ex-presidente, Dilma diz na carta que é e será "solidária" a ele e que continuará a seu lado "em todas as batalhas" que, segundo ela, certamente travarão. O texto foi lido pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, para os militantes que participaram da festa.
"Há um ataque sistemático aos pilares de nosso projeto de desenvolvimento para o Brasil. Ataque ao nosso maior militante, o presidente de honra Luiz Inácio Lula da Silva, comandante maior deste partido e do nosso projeto de Brasil", diz Dilma na carta.
"O presidente Lula é um patrimônio político do nosso país e do mundo, que vem sendo duramente atacado, de forma injusta. Sou e serei solidária ao meu amigo e companheiro Lula em todas as ocasiões, e continuarei a seu lado em todas as batalhas que certamente ainda travaremos", complementa.
Festa do PT
A festa de 36 anos de fundação do PT foi realizada em um armazém na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Segundo a organização, mais de 3 mil pessoas eram esperadas para participar da celebração.
O evento contou com a participação de diversos senadores, deputados e prefeitos de várias partes do país. Ministros petistas também compareceram. Segundo dirigentes da legenda, o evento foi realizado no Rio numa tentativa de aumentar a presença do partido na cidade.
Veja abaixo a íntegra da carta de Dilma:
Companheiras e companheiros do Partido dos Trabalhadores,
Neste momento de celebração dos 36 anos do PT, quero saudar os petistas de todo o Brasil que, dia a dia, constroem a bela e vitoriosa história do maior partido político brasileiro. Com sua militância em favor da democracia, da soberania nacional, da inclusão social e de igualdade de oportunidades, vocês são responsáveis pela extraordinária transformação que estamos promovendo no Brasil.
Desde 2003, quando chegamos ao poder, implantamos políticas consistentes com nossa história de partido construído a partir da mobilização dos trabalhadores e das organizações sociais que historicamente não tinham voz e vez. Colocamos, no centro das atenções do Estado brasileiro, pessoas e segmentos sociais até então invisíveis e excluídos. Uma revolução pacífica e democrática, sem paralelo em nossa história, e da qual devemos ter muito orgulho!
Vivemos, é verdade, tempos difíceis. Há um ataque sistemático aos pilares de nosso projeto de desenvolvimento para o Brasil.
Ataque ao nosso maior militante, o presidente de honra Luiz Inácio Lula da Silva, comandante maior deste partido e do nosso projeto de Brasil. O presidente Lula é um patrimônio político do nosso país e do mundo, que vem sendo duramente atacado, de forma injusta. Sou e serei solidária ao meu amigo e companheiro Lula em todas as ocasiões, e continuarei a seu lado em todas as batalhas que certamente ainda travaremos.
Ataque a nosso partido, que pretendem criminalizar, tentando envenenar a sociedade contra nós com base em uma moralidade seletiva. A esses que fazem a luta política com base em factóides, mentiras, insinuações, fofocas e insinuações, responderemos com o melhor antídoto possível: a relação direta de confiança que construímos, nestes 36 anos, com os movimentos sociais, os trabalhadores, as mulheres, os jovens, todos aqueles que transformamos em protagonistas do desenvolvimento de nosso País.
Ataque a meu governo, que tem a tarefa, neste momento, de dar sequência a nosso projeto de Brasil. Querem usurpar um mandato legitimamente conquistado nas urnas com o apoio e a luta de vocês. Querem, por todos os meios, interditar as ações e iniciativas de meu governo. Não me farão recuar, pois tenho um compromisso inquebrantável com a estratégia de desenvolvimento pela qual tanto lutamos.
De norte a sul e de leste a oeste, seguiremos firmes e fortes, de braços dados com essa aguerrida militância do PT que, como eu, tem orgulho de empunhar a bandeira vermelha com a estrela branca na luta pela construção de um país mais justo e democrático.
Vida longa ao Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!
Um grande abraço a todas e todos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem