Vereador Reginaldo do Posto pede a implantação do sistema de coleta do lixo doméstico em Brejinho e a construção de quebra-molas na Estrada do Leite

O vereador Reginaldo do Posto (PRP), quer que a prefeitura municipal de Bacabal, implante o sistema de coleta do lixo doméstico no distrito de Brejinho, com a aquisição de um local para que o mesmo seja depositado com segurança, e que sejam construídos quebra-molas na Estrada do Leite.

Nesse sentido o vereador republicano teve dois requerimentos aprovados, por unanimidade, na última sessão do legislativo municipal. 

Lixo em Brejinho
Reginaldo justificou o pedido da implantação do sistema de coleta explicando que "o distrito de Brejinho é a maior e a mais importante comunidade rural do município de Bacabal, inclusive com estrutura adequada para pleitear sua emancipação política. Contudo ainda não dispõe de um sistema de coleta do lixo doméstico produzido pelas famílias que moram naquela comunidade.
Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais".
Explica também o vereador que "esse processo decorre da acumulação dos dejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo".
Explica ainda Reginaldo do Posto que "a questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produzem impactos".
E adverte "ser comum em locais não assistidos pelo serviço de coleta de lixo que o depósito dos lixos seja em locais impróprios, como encostas, rios e córregos. A população desses locais negligencia os sérios danos que tais ações podem causar à biodiversidade e ao homem, diante disso destaca-se: dispersão de insetos e pequenos animais - moscas, baratas, ratos -, hospedeiros de doenças como dengue, leptospirose e a peste bubônica".

Estrada do Leite
Sobre a construção dos quebra-molas Reginaldo justifica ser "essa é uma solicitação e reivindicação da comunidade moradora dos povoados cortados por aquela estrada, que sofreram com os problemas que a falta de manutenção acarretou, mas agora pedem que essa nova medida seja adotada para prevenir e tentar evitar que possam vir a acontecer acidente de grandes e graves proporções, inclusive provocação vítimas fatais".

Garante ainda que "a Estrada do Leite, como é do conhecimento de todos nós, é a mais importante via municipal de Bacabal e liga a Ma - 245 a BR - 316, servindo aos povoados Aldeia do Odino, Boa Vista da Taba, Bomba, São Paulo Apóstolo e Alto Alegre do Acelino e que a população agora pede essa ação do poder público no sentido que essa estrada tenha mais segurança".


Por Abel Carvalho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem