Rogério Alves: você conhece um bom prefeito?

Outro dia, um jovem eleitor me fez a seguinte pergunta: “O que é ser um bom prefeito e quais são as suas responsabilidades?”

Se você é prefeito e não vê sua popularidade dubir nas pesquisas, deixa de ser teimoso e aprende:

O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades da comunidade e resolve seus problemas.

O bom prefeito não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho.

Espera-se dele, fidelidade ao seu povo, expressa no cumprimento de um programa de governo, com hábito de trabalhar com planejamento

O bom prefeito tem coragem de dizer não, quando necessário.

Por último, o bom prefeito deve ter as qualidades necessárias para uma vida política sadia e honesta, com transparência nas atividades públicas, separação completa entre os recursos públicos e os interesses da família, dos amigos, de empresas e do partido. Por fim, pede-se a um bom prefeito que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares.
O poder municipal é o que está mais próximo do contato direto com a população e o primeiro a ser questionado. Para muitos cidadãos, o prefeito é mais importante do que o presidente da República, pois é quem pode resolver o seu problema imediato. Promessas utópicas ou demagógicas serão cobradas, mais tarde.

Você conhece algum prefeito com essas características?

Por Rogério Alves
*Rogério Alves é advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem