Antônio Melo: A justiça é tão cega quanto o pirata do rum Montila

Antônio Melo
jornalista

A justiça é cega. Pelo menos de um olho, disso tenho a mais absoluta certeza. E de onde vem toda essa convicção?
Vamos aos fatos, talvez a melhor forma de explicar. A eles, portanto.

Olho bom
O procurador Delagnoll, do alto da sua função de coordenador da força-tarefa da lavajato, anunciou que ainda neste semestre sai sentença em processo do ex-presidente Lula.

Olho cego
O procurador geral da república, Rodrigo Janot, comunicou ao STF que prescreveu a possibilidade de punir o senador Aécio Neves, por ter recebido 1 milhão de reais em propina, durante o governo FHC. O procurador estava com o processo para denunciar Aécio e o ex- governador de Alagoas, Teotônio Vilela, igualmente PSDB, dedodurados pelo ex-senador Sérgio Machado, desde 4 de outubro. Mas Janot esqueceu, coitado. Só agora em março, voltou a se comunicar com o STF sobre o caso. Não para apresentar denúncia, mas, infelizmente para pedir que o processo fosse arquivado. Os dois quase réus não podem mais serem punidos. O prazo prescreveu no último dia de 2016.

Olho bom
Com base em denúncia do mesmo Sergio Machado delator, da mesma época, o ex-presidente Lula foi denunciado por Rodrigo Janot e está sendo processado pela justiça federal por tentar obstruir a justiça..

Olho bom 2
O Mensalão do PT estourou em 2005/2006. Em 2 de agosto de 2012 o STF começou a julgar os 40 réus. Destes, 38 foram condenados à prisão. O julgamento foi transmitido pela TV.

Olho cego
O Mensalão Tucano data de 1998, eleição de Eduardo Azeredo que buscava um segundo mandato como governador e perdeu para Itamar Franco. Azeredo só chegou a ser julgado 17 anos depois, 2015. Pegou 20 anos de cadeia e recorreu. Seu recurso, até hoje, nunca foi julgado. Seus companheiros de processo, Walfrido Mares Guia e Cláudio Morão, por terem mais de 70 anos são agora inimputáveis. Azeredo nunca cumpriu um dia da pena.

Olho cego 2
O doleiro Yousef já cumpriu sua pena. Livre, leve e solto vai concluir um livro que está escrevendo. Mais um prêmio pela sua brilhante carreira que começou como contrabandista, doleiro, delator, escritor. É O preço da fama, coitado.

Quem sabe não tenta a Academia Brasileira de Letras?




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem