A Campanha SOS VIDA com o apoio de vários parceiros realizou, pela segunda vez, no povoado Perizes de Baixo (KM 42 da BR-135) dia 23.09.17 , pela manhã, uma manifestação para CLAMAR PELA CONCLUSÃO JÁ DA DUPLICAÇÃO DA BR-135, trecho ESTIVA-BACABEIRA. A primeira vez foi em 17.07.2016.
Compareceram ao evento em torno de 300 pessoas de São Luis e Bacabeira.
O ponto alto do evento foi a simulação das 33 mortes ocorridas nos últimos cinco anos, apenas no Campo de Perizes do Km 24 ao Km 42 da BR-135).
Parceiros que colaboraram para realização da ação: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Universidade CEUMA, Prefeitura Municipal de Bacabeira, Paróquia de Bacabeira, Associação dos Cadeirantes de Bacabeira, Comitê Vida no Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde de São Luis, Secretaria Estadual de Saúde, Federação dos motoclubes, Clubes de motos, IFMA- Instituto Federal de Educação do Maranhão, as empresas Alvorada Motos, PANET, PSIU e Depósito Avenida e a jornalista Conceição Caldas.
14 PASSOS PARA AVANÇAR A SEGURANÇA RODOVIÁRIA NAS EMPRESAS E SUAS FROTAS
As empresas têm a responsabilidade de considerar o bem-estar de seus funcionários, bem como as obrigações especiais de segurança rodoviária que acompanham as frotas de gerenciamento e os motoristas da empresa. Em consonância com a Década de Ação das Nações Unidas para os Cinco Pilares da Segurança Rodoviária, as 14 etapas seguintes orientarão a sua empresa a desenvolver e gerenciar programas de transporte bem-sucedidos.
Gestão da segurança rodoviária
1. Instituir políticas de transporte seguras
2. Gerenciar contratados externos
3. Recolher e analisar dados
Estradas mais seguras e mobilidade
4. Planejar viagens
5. Mapa de rotas perigosas
Veículos mais seguros
6. Criar critérios de seleção de veículo
7. Manter e atender veículos
Usuários da estrada mais segura
8. Desenvolver uma cultura de segurança
9. Avaliar habilidades e qualificações dos motoristas
10. Estabelecer orientações de condução e indicadores-chave de desempenho
11. Treinar, educar e desenvolver motoristas
12. Monitorar os motoristas
Resposta pós-colisão
13. Prepare-se para cenários pós-colisão
14. Informar e investigar incidentes
Pronto para desenvolver uma cultura de segurança? Leia as diretrizes completas em www.togetherforsaferroads.org/bestpractices.
1Murray, W. (2007). "Projecto de Revisão Mundial de Segurança Rodoviária Ocupacional (WORS)". Centro para Pesquisa de Acidentes e Segurança Rodoviária, Queensland, Austrália.
Fonte: http://www.togetherforsaferroads.org
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (Lei nº 9.503/97)
Art. 45. Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal.
Por Lourival Souza
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