UEMA promoverá observação da Superlua e Lua Azul de janeiro

A atividade faz parte da lista de ações que o OBAFIS realiza com o objetivo de propagar os saberes da Astronomia para todo o público de São Luís

Da Redação O Imparcial, com informações da UEMA

Foto: Reprodução

O Observatório Astronômico da Física (OBAFIS), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), promoverá a observação da segunda Superlua do mês de janeiro (também conhecida por “Lua Azul”). A observação será realizada no Viva Cidade Operária, a partir das 18h30, nesta quarta-feira,31, aberta para toda a comunidade.

A atividade faz parte da lista de ações que o OBAFIS realiza com o objetivo de propagar os saberes da Astronomia para todo o público de São Luís.
Superlua

O fenômeno da Superlua é um evento caracterizado pela aproximação máxima entre a Lua e a Terra, e quando nesse ponto a Lua está na sua fase cheia. Estes dois fatores quando coincidem, proporcionam a Superlua. No dia da observação, o satélite natural da Terra estará a, aproximadamente, 360 mil km de distância da Terra, podendo ficar até 14% maior e 30% mais brilhante que o normal.

Outro fenômeno que ocorrerá no mesmo dia é a Lua Azul. E não, a Lua não ficará com um tom azulado! Este evento lunar se caracteriza por ser a segunda lua cheia no mesmo mês (a primeira foi no dia 1º deste mês), e normalmente a Lua chega a sua fase cheia uma única vez ao mês. A segunda lua cheia é nomeada de Lua Azul.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem