MDB confirma nome de Roseana Sarney para a disputa pelo governo do Maranhão


A convenção do partido confirmou ainda os nomes de Ribinha Cunha para vice e do deputado Sarney Filho e senador Edison Lobão para o Senado
CARLA LIMA/SUBEDITORA DE POLÍTICA30/07/2018
A chapa majoritária encabeçada por Roseana tem ainda Ribinha Cunha, Sarney Filho e Edison Lobão (Biné Morais / O ESTADO)
O fim de semana foi marcado por convenções partidárias dos dois principais candidatos ao governo do estado. No sábado, o PCdoB de Flávio Dino reuniu a militância e também líderes de partidos aliados para homologar a chapa majoritária para a disputa de outubro. Ontem, foi a vez do MDB de Roseana Sarney confirmar a candidatura dela e mais de Ribinha Cunha (PSC) para vice-governador, Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB) para o Senado.
A convenção do MDB reuniu lideranças do partido e também dos aliados PV, PSD, PRP, PMB e PSC. Foram apresentados os membros da chapa majoritária incluindo os suplentes. Foram homologadas as candidaturas de Roseana Sarney para o governo, do empresário Ribinha Cunha – que era um dos indicados do PSC junto com o pastor Pedro Lindoso – do deputado Sarney Filho e do senador Edison Lobão para senador.
Como suplente de Sarney Filho estão Clóvis Fecury (primeiro suplente) e João Leonardo (segundo suplente), filho do senador João Alberto. Já os suplentes de Edison Lobão são Lobão Filho (primeiro suplente) e Franciscano (segundo suplente).
Também foi anunciado que os partidos que estão na aliança com o MDB sairão em chapão tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara Federal. Segundo o presidente do MDB no Maranhão, senador João Alberto há cerca de 63 candidatos a estadual e 27 a federal, mas que este número deverá ser reduzido até a época do pedido de registro de candidatura, que terá início logo após o fim do prazo de convenções que termina no próximo dia 5 de agosto.
Evento
O MDB reuniu suas lideranças e também dos partidos aliados em convenção. Foram milhares de pessoas. Os discursos feitos foram todos na mesma linha: o Maranhão de antes e de agora. A candidata ao governo Roseana Sarney lembrou de seus governos anteriores mostrando dados e números que mostram como estava o Maranhão há quatro anos.
Segundo ela, a ideia é retomar programas anteriores e mudar a política tributária atual. “Reabrir os hospitais, voltar como o Viva Luz, com o Viva Água e fazer outros projetos para a inclusão dos nossos jovens no mercado de trabalho, atração de investimento. Enfim, temos muita coisa a fazer, já que nesses últimos três anos o Maranhão voltou a ter mais de 300 mil pessoas na pobreza absoluta e é o estado que tem o maior desemprego. Nós temos que trabalhar para gerar emprego para dar dar educação e para tirar esse pessoal da pobreza para que eles possam viver com dignidade”, afirmou a emedebista.
O mesmo tom de relembrar obras passadas foi dado pelos candidatos ao Senado Sarney Filho e Edison Lobão. O deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente lembrou que seu grupo sempre trabalhou em prol da população em todas as áreas incluindo o meio ambiente. Segundo o candidato do PV, a experiência será determinante na disputa eleitoral deste ano.
“Todos querem vencer numa eleição, ainda mais sendo ela para o Senado. Mas para isso precisa ter trabalho comprovado, fazer parte de um grupo coeso, que tem sempre como foco o benefício do povo. A população não quer e nem tem mais tempo para apostar numa aventura. Chega de enganação, falsas promessas”, afirmou Sarney Filho.
O senador Edison Lobão também falou a experiência fazendo um retrospecto de sua carreira política passando de secretário de estado, a governador, senador e ministro.
Experiência
O discurso em torno da experiência também foi usado pelo ex-presidente da República, José Sarney (MDB). Ele lembrou dos anos em que foi governador do Maranhão e das obras estruturantes e decisivas para o desenvolvimento do Maranhão naquela época.
“Em apenas quatro anos como governador do Maranhão eu fiz o Porto do Itaqui, a Barragem do Bacanga, a Ponte do Caratatiua, a estrada São Luís-Teresina (BR-135), a estrada Santa Luzia-Açailândia, a usina de Boa Esperança e ainda deixei pronto o projeto da Ponte Bandeira Tribuzi”, afirmou o ex-presidente.
PSL anuncia outra vez nova data de convenção
A direção estadual do PSL decidiu mudar mais uma vez a data da convenção do partido. Desta vez, a sigla homologará o nome de Maura Jorge para o governo do Maranhão dia 4 de agosto no Espaço Renascença das 9h às 17h.
A primeira data marcada para a convenção do partido foi dia 28 de julho. Entretanto, com as novas conversas para fechar novas alianças, o partido decidiu adiar o encontro e remarcou para dia 5 de agosto, último dia do prazo para convenções.
As conversas para fechar alianças e chapas proporcionais continuaram e devido à desistência de siglas como PMN, PHS, PSC que vinham tentando fechar acordo com o PSL, o partido de Maura Jorge decidiu mais uma vez mudar a data de sua convenção.
Agora da legenda se reunirá dia 4 de agosto para homologar a candidatura de Maura Jorge. Ainda falta anunciar os nomes que comporão a chapa majoritária com a pré-candidata. l
PCdoB confirma candidatura de Flávio Dino à reeleição
Com 15 partidos, o PCdoB homologou no sábado, 28, a candidatura a reeleição de Flávio Dino. A chapa do comunista é composta ainda por Carlos Brandão – que busca a reeleição de vice-governador – e dos deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) para o Senado.
Nos discursos dos candidatos foi dado o tom de continuar o trabalho que vem sendo feito. Flávio Dino falou das ações de sua gestão e prometeu novos investimentos no Maranhão.
“Nós vamos continuar trabalhando na ampliação de serviços públicos e políticas sociais, a exemplo do programa Escola Digna, que é um grande sucesso. É continuar trabalhando muito, trabalhando com muita seriedade”, afirmou o candidato.
Também falaram de continuar a gestão comunista os candidatos ao Senado Eliziane Gama e Weverton Rocha. Eles afirmaram que contribuirão com o Maranhão caso sejam eleitos senadores.
Composição
Além da chapa majoritária, o PCdoB e os partidos aliados já definiram as chapas para as disputas proporcionais. Foram feitas duas chapas e mais o PT sozinho para o disputa de deputado federal. E duas chapas e mais o PT e o Solidariedade sozinhos para deputado estadual.
Para a Câmara Federal formarão a primeira chapaPCdoB, PSB, PRB, PROS, SD, PEN, PTB, DEM, PTC, PPS e PPL e a segunda chapa PDT, PR e PP . Para a Assembleia Legislativa ficam juntos PCdoB, PDT, PTC, PR, PP, DEM, PRB e PSB. A Outra chapa para deputado estadual ficaram PEN, PPS, PROS, PTB e PPL.

1 Comentários

  1. Roseana vai para a disputa no sacrifício. Ela sabe que suas chances de vitoria são mínimas, quase zero. Mas seu alento está nas enxurradas de ações que foram ajuizadas impugnado a candidatura do atual governador, ou seja, ela está confiante mais na via judicial para alcançar o comando do Estado, nos moldes do golpe contra engendrado contra a eleição do Gov. Jackson Lago, do que propriamente no voto do povo do Maranhão.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem