SAAE retoma histórica parceria de cooperação técnica com a Funasa rompida há mais de 10 anos

Autarquia também firmou parceria com a secretaria municipal de meio ambiente para viabilizar projeto de reuso de água em Bacabal



O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE-Ba), Marcelo Almeida, retomou histórica parceria que o órgão manteve com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), mas que foi rompida uniliteralmente pelo município a cerca de 10 anos, prejudicando sensivelmente o bom andamento e funcionamento das ações e dos serviços prestados pela autarquia.

Almeida recebeu em seu gabinete a visita técnica do supervisor e do químico da Fundação, Júlio Reis e Raimundo Souza, respectivamente. Os dois técnicos vieram fazer um levantamento, e diagnóstico, da atual situação e das atuais condições que o SAAE de Bacabal vive, para, inicialmente apresentarem soluções paliativas iniciais, urgentes e imediatas, para, em seguida elaborarem um novo e definitivo projeto para ser aplicado na autarquia. 

O objetivo final é oferecer e servir aos moradores de Bacabal um produto com todas as qualidades e parâmetros exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Veja a matéria abrindo o VT abaixo:



O SAAE foi implantado e instalado em Bacabal pela Fundação do Serviço Especial de Saúde Pública (Fundação Sesp) em 08 de setembro de 1.965. A F.Sesp foi a responsável pela elaboração do projeto técnico que criou o SAAE, e mesmo depois que foi transformada em Funasa, continuou a assistir ao órgão tecnicamente, sendo essa parceria rompida em 2008.

A retomada da parceria vai permitir que a autarquia receba ações e obras estruturantes que lhe devolvam a capacidade de ofertar ao seu cliente e usuário uma prestação de serviço de melhor qualidade. 



Meio Ambiente
Marcelo Almeida recebeu ainda, em seu gabinete, a visita do secretário do meio ambiente do município de Bacabal, José Oliveira Brito - Irmão Zé, acompanhado por uma equipe de trabalho formada pelos técnicos Fontenelle, Valdir e Donato Miranda.

O objetivo foi firmar parceira no sentido de viabilizar a implantação, pela secretaria de meio ambiente, de um projeto ambiental que visa o reuso da água servida pelo próprio SAAE a diversos outros órgãos públicos, a exemplo do matadouro municipal e de prédios escolares, cuja meta é economizar pelo menos 60 por cento do produto hoje usado por órgãos e repartições.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem