Obras do SESI e SENAI são entregues em Bacabal

Com novos cursos, laboratórios e moderna estrutura física e tecnológica, entidades do Sistema S ampliam atendimento com foco nas necessidades do mercado, das novas profissões e da Indústria 4.0

Fonte: Fiema

Foto: Veruska Oliveira/Cocev/FIEMA

A cidade de Bacabal, distante 245 km de São Luís, recebeu, na última quarta-feira, 19, as obras de modernização e ampliação dos prédios do Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Com um investimento de 7,5 milhões de reais, foram atualizadas a estrutura física e a base tecnológica das unidades a fim de atender as necessidades do mercado, das novas profissões e da indústria 4.0. A cerimônia de entrega foi prestigiada por autoridades políticas da região, das universidades, empresários industriais, diretores da FIEMA, conselheiros do SESI e SENAI e gestores e técnicos do Sistema Indústria no Maranhão.


“É com imensa satisfação que estamos entregando as obras de modernização e ampliação das unidades do SESI e do SENAI em Bacabal, cidade líder da Região do Vale do Mearim, que congrega 47 municípios e onde estão instaladas indústrias que contribuem para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Edilson Baldez das Neves, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), anfitrião do evento, junto ao diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, Marco Antonio Moura da Silva.


De acordo com o líder empresarial, o investimento nas escolas foi direcionado às suas estruturas físicas, mas principalmente, à atualização tecnológica, com a implantação de modernos laboratórios, além de amplo espaço para esportes e um auditório climatizado, proporcionando maior conforto aos alunos, professores e à comunidade. As duas unidades estão agora preparadas para habilitar e expandir vocações e novos talentos da região, seguindo os novos conceitos da indústria moderna. O objetivo é atender mais amplamente a indústria da região, alunos e sociedade.


“Estamos atentos às demandas de inovação do mercado, adequando a indústria maranhense ao mundo industrial da Indústria 4.0, o recente ciclo renovador da nova revolução industrial do século XXI. Estas unidades estão aptas para formar mão de obra habilitada às exigências do mercado, e tornar o setor manufatureiro maranhense mais produtivo e competitivo e pronto para enfrentar os novos desafios do processo produtivo”, destacou o presidente.


EDUCAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO – Entre os novos espaços, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI ganhou laboratórios de Vestuário, Automação, Energia, Eletroeletrônica, Refrigeração, Transporte, Soldagem, Tecnologia da Informação e Automotivo, que vão proporcionar a oferta de cursos inéditos na região. “Estamos reinaugurando o SESI e SENAI em Bacabal com base em um estudo de mercado, nas profissões do futuro e, principalmente, da Indústria 4.0. Hoje, nossa estrutura física e tecnológica não perde para nenhuma escola do país e nossos alunos aqui formados sairão preparados para o mundo do trabalho”, afirmou Marco Antonio Moura da Silva.


Durante a entrega das obras, o diretor do SENAI e superintendente do SESI fez questão de listar os bons resultados estaduais e nacionais dos alunos do SESI e SENAI de Bacabal, como medalhas nos Jogos Escolares Maranhenses (Jems), medalha no WorldSkills, premiações na mostra científica Inova SENAI, Olimpíada de Geografia, Olimpíada Brasileira de Robótica, entre outros.


Também foram homenageados empresários bacabalenses da indústria e autoridades políticas, pela parceria no desenvolvimento do setor industrial da região. Entre eles, a representante da empresa Aginutre, Darlene Dantas; o representante da empresa Vidro Metal, Gernilson Ferreira; a representante da empresa Status Malharia, Carmem Xavier, e o gerente executivo da CGB Energia, Carlos Rogério Porto.


“Estamos há 14 anos no mercado de Bacabal e temos essa parceria com as entidades do SESI e SENAI desde muito tempo. Reconhecemos o valor do ensino dessas escolas, eu estudei aqui e eu também tenho um filho que estuda aqui no SESI, e temos muita satisfação em contribuir para o avanço da nossa região”, contou o empresário Gernilson Ferreira.


O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, que também é diretor regional do SESI e presidente do Conselho Regional do SENAI, lembrou, durante a cerimônia que, este ano, o SENAI completa 65 anos no Maranhão, e aproveitou para homenagear, com uma medalha em alusão ao aniversário da entidade, o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Francisco Brandão, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Maranhão (FAEM), Domingos Júnior, o senador João Alberto e a ex-diretora do SENAI e SESI Bacabal, Rosemeire Almeida, que esteve por 37 anos à frente das entidades no município.


BASE ESCOLAR

O SESI Maranhão foi fundado no ano de 1972 em Bacabal, marcando a história de muitos profissionais que passaram pela instituição de ensino. Com a reforma, o prédio da escola foi integralmente revitalizado, e recebeu nova área de lazer com piscinas, novos banheiros e vestiários, nova cantina, arquibancadas no campo de futebol, passarela e guarita, além da reforma das salas de aula, com troca de piso e auditório climatizado. Ganharam destaque as tecnologias educacionais disponíveis aos alunos, entre elas, a Sala de Robótica e o G@meEduca, que auxiliam o processo de ensino aprendizagem com jogos e dispositivos eletrônicos.

“A história do SESI se vincula com a história da minha família. O meu avô foi quem fez a doação do terreno para a construção da escola. Eu confio na educação do SESI, por isso, hoje, o meu filho também faz parte dessa história”, afirmou a nutricionista Katherine Viana, ex-aluna da Escola SESI Presidente Médici, em Bacabal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem