Lourival Souza: Crianças: prevenção pode valer uma vida no trânsito


Resultado de imagem para sos vida lourival souza

No dia 12 de outubro comemoramos o Dia da Criança. Com seus corpos mais frágeis e sua necessidade de proteção e cuidados, as crianças têm todos os seus direitos garantidos por Lei.


De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.



Infelizmente no trânsito, os pequenos estão em risco. Segundo dados do Ministério da Saúde, por ano, mais de 1200 crianças morrem no País como ciclistas, pedestres ou ocupantes de veículos. Isso quer dizer, mais de três crianças por dia são vítimas fatais do trânsito. 

Além disso, cerca de 11 mil são hospitalizadas por esses acidentes. Em 2017, a Seguradora Líder DPVAT pagou 18.119 indenizações para a faixa etária de 0 a 17 anos.

“De acordo com Mariano, mudanças simples de comportamento podem reduzir ajudar a reduzir esses números.


Na rua
Do total das mortes de crianças por acidentes de trânsito, 30% (386) foram devido a atropelamentos. “A partir de uma certa idade, as crianças precisam desenvolver sua independência, isso faz parte do crescimento natural, mas ao atravessar a rua, a supervisão de um adulto é essencial”, explica o especialista.

O mais importante a fazer para ensinar um comportamento de pedestre seguro é dar o exemplo. “Atravessar as ruas olhando para ambos os lados, respeitar os sinais de trânsito e faixas para pedestres e fazer contato visual com os motoristas são regras básicas que devem ser seguidas, primeiro pelos pais e depois passadas aos filhos”, diz Mariano. Além disso, segundo o especialista, na rua a criança deve ser segurada pelo pulso, e não pela mão, com firmeza. Fonte: portaldotransito.com.br


CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO(Lei nº 9.503/97)
Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.

§ 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

§ 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

§ 3º Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

SOS VIDA E UNIVERSIDADE CEUMA REALIZAM ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA O TRÂNSITO


Dia 10.10.18 aconteceu a quarta reunião da SOS VIDA pela paz no trânsito e dos representantes da Universidade CEUMA para ultimar a realização de um grande evento envolvendo centenas de alunos dos cursos da área de saúde, que acontecerá com ampla programação durante todo o dia 16.10.18, no Campus Renascença, em São Luis, com a atividades educativas para o trânsito.

FROTA DE VEÍCULOS DO BRASIL, MARANHÃO E SÃO LUIS EM AGOSTO/18

LOCAL
TOTAL
AUTOMÓ-VEIS
MOTOCI-CLETAS E MOTONE-TAS
BRASIL
99.443.198

54.060.451

26.366.572 (26,51%)

MA
          
          1.670.868

           

428.917

           

1.001.422
(59,93%)
SÃO LUIS
398.117

201.590

115.598
(29,03%)
Fonte: DENATRAN

LUTEMOS TODOS POR UM TRÂNSITO SEGURO. FAÇA SUA PARTE, SEJA OBEDIENTES ÀS LEIS DO TRÂNSITO.



Resultado de imagem para sos vida lourival souza
Lourival Souza

Facebook e Instagram:
Campanha SOS VIDA

E-mail:

valorizacaoaavida@gmail.com

Fone:
(98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem