Câmara de Bacabal fecha as portas em luto pela morte do ex-vereador Zé Vieira

Assecom câmara - Por decisão colegiada da sua Mesa Diretora, presidida pelo vereador Manuel da Concórdia (Podemos), a câmara municipal de Bacabal, em luto pela morte do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado federal José Vieira Lins, não abrirá hoje, quarta-feira, dia 20 de março, as suas portas para expediente o público, e, nem mesmo realizará a sua sessão ordinária semanal, marcada regimentalmente para s 15 horas.
O presidente justifica explicando que o poder legislativo está prestando o que ele considera como uma justa e merecida homenagem a um homem que foi um do maiores expoentes da Casa, de onde saiu para ser prefeito e deputado federal duas vezes, mesmo exercendo ali apenas um único mandato.
Manuel da Concórdia manteve com José Vieira Lins relação política e pessoal, e o considera um dos, senão o maior, nome da política de Bacabal em toda a sua história. Vê, o presidente da câmara, no ex-prefeito, a figura de um administrador firme e revolucionário, principal responsável pelas mudanças nos rumos e caminhos políticos que o município seguiu ao longos dos cerca de 30 anos que a carreira como homem público de Vieira durou.

Quem foi
Natural de Souza na Paraíba, José Vieira Lins era pecuarista e empresário. Começou a carreira política em 1992, ao se eleger vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 1996, concorreu à prefeito de Bacabal pelo PPB, e foi eleito, sendo reeleito em 2000.
Concorreu a deputado federal pela primeira vez em 2006, já pelo PSDB, ficando como primeiro suplente, e foi efetivado no cargo em maio de 2008.
Reeleito deputado federal em 2010, candidatou-se a prefeito de Bacabal em 2008, e foi derrotado ex-aliado, médico Raimundo Lisboa. Concorreu a prefeito novamente em 2016 e foi eleito, tendo como companheiro de chapa o então vereador Florêncio Neto (PHS).
Em junho de 2018 teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, passando a morar em São Luís e se dedicar exclusivamente a cuidar de sua saúde já fragilizada. Aos 84 anos Veira ainda era a grande liderança politica de Bacabal e morre deixando um legado político expressivo e registrando o seu nome história de Bacabal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem