Lourival Souza: Educação para o trânsito: SOS Vida inicia parceria com IFMA de São José de Ribamar


Lourival Souza, engenheiro - O Presidente e Diretores da SOS VIDA pela paz no trânsito, Lourival Cunha, Antonio Evaristo e Pedro Iglesias reuniram-se dia 25.07.19 na sede do Campus do IFMA-Instituto Federal de Educação do Maranhão, de São José de Ribamar com os seus dirigentes e propuseram uma parceria para implementação de educação para o trânsito, de forma transversal, naquela instituição de ensino, com base no caderno de apoio pedagógico produzido pela SOS VIDA e a SEDUC-Secretaria de Estado de Educação do Maranhão.
O Diretor do Campus, professor Marco Torreão foi muito solíticito à proposta da SOS VIDA e disse que será elaborado um cronograma com algumas etapas para implantação do tema educação para o trânsito para o corpo discente do Campus. O primeiro passo será uma sensibilização que será feita pela SOS VIDA no dia 01.08.19 durante a realização do encontro pedagógico da instituição.
Ainda participaram da reunião representando o IFMA a chefe do Departamento de Ensino, professora Letícia, o Diretor de Administração, professor Anselmo, o administrador do Campus, Arcenildo Nascimento e o professor Arimateia.

HOMENS DE 20 A 39 ANOS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DO TRÂNSITO BRASILEIRO
Acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes externas no país. Em 82% dos casos, as vítimas fatais são do sexo masculino.
Vale lembrar que o uso rotineiro do capacete para motociclistas é comprovadamente capaz de reduzir em até 40% a mortalidade e em até 70% os acidentes graves.
Acidentes de trânsito provocaram a morte de 35,3 mil pessoas, em 2017. É o que mostram os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Os números são preocupantes, e um detalhe chama a atenção: a maior parte das vítimas fatais é do sexo masculino e jovens em idade produtiva, entre 20 a 39 anos (36,75%). São milhares de mortes prematuras, ocorridas todos os anos, com forte impacto social, econômico, no setor saúde e para as famílias.
Segunda maior causa de mortes externas no país, os acidentes de trânsito geram uma grande sobrecarga nos serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) com números crescentes de internações. Em 2017, foram 182.838, gerando gastos de aproximadamente R$ 260,7 milhões. Deste total de internação, 78,2% ocorreram no sexo masculino.
As principais vítimas fatais foram: os motociclistas (12.199), seguidos de ocupantes de automóveis e caminhonetes (8.511); pedestres (6.469); e ciclistas (1.306).
Em mulheres, os óbitos por acidente de trânsito foram de 6.336, correspondendo a 18% dos casos em 2017. A maior parte delas também eram jovens, em idade entre 20 e 39 anos (35,7%).

Fatores
Entre os fatores de risco relacionados aos usuários destacam-se a associação de álcool e direção e velocidade excessiva ou inadequada. Fonte: https://portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 252. Dirigir o veículo:
V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;
Infração - média;
Penalidade - multa.
Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter:@valorizacaovida
Fone:(98)98114-3707(VIVO - Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem