Lourival Souza: Em dez anos, dois terços do que será economizado com a previdência, será gasto com o trânsito - Abel Carvalho

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Porque tudo morre?
Porque existe a morte.
Porque existe a morte?
A morte não existe,
A morte é o fim.
A morte é o mais pleno,
Absurdo e absoluto
Poder da ausência.

Abel Carvalho

Lourival Souza: Em dez anos, dois terços do que será economizado com a previdência, será gasto com o trânsito

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Lourival Souza, engenheiro - O Jornal Gente, da rede Bandeirantes do Rio Grande do Sul, entrevistou o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho para comentar sobre a proposta do presidente Bolsonaro de suspender os radares móveis.

“Para você ter uma ideia, quando o ministro Paulo Guedes fala de previdência, ele fala de dez anos ter o retorno de R$ 1 trilhão. Se o Brasil mantiver a mesma palavra que ele tem hoje no trânsito, nós vamos chegar, daqui há dez anos, com R$ 640 milhões, ou seja, dois terços do que será economizado com a previdência, será gasto com o trânsito”, esclarece Ramalho. Fonte: http://www.onsv.org.br

MAIS DO QUE RESPEITAR A VELOCIDADE, É PRECISO SABER O PORQUÊ DE RESPEITAR A VELOCIDADE
O jornal 90 minutos, da Rádio Bandeirantes, ouviu a opinião do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro em que pretende tirar os radares móveis das rodovias brasileiras. “Mais do que respeitar a velocidade, é preciso saber o porquê de respeitar a velocidade. Enquanto o cidadão não percebe o risco, a velocidade não se traduz em risco”, exemplifica o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Para Ramalho, o presidente tem as suas razões quando fala sobre radares inadequadamente instalados, sejam eles móveis ou fixos. Segundo ele, é necessário ter critérios para a instalação dos radares. Já a fiscalização com aviso prévio perde o sentido e deixa de preservar vidas.
Por falha de engenharia, ou falta de recursos, ou mudança da condição populacional de uma cidade, as rodovias acabam interagindo com a população, principalmente quando não há um traçado adequado, uma passarela ou passagem de nível. São situações, segundo Ramalho, em que o poder público vem e instala o radar, para reduzir a velocidade naquele ponto, por ser um local de alto risco.
“Tem a tal ‘curva da morte’ e a gente já sabe que chama ‘curva da morte’. Por que não mudar o traçado da via? Os radares começaram a ser usados indiscriminadamente para ampliar as situações de segurança. Porém existe um disciplinamento, as regras de trânsito. E a regra naquela via é uma velocidade atribuída para dar segurança ao usuário. Todos gostam da câmera de segurança no condomínio, por exemplo. O radar não deixa de ser uma câmera para proteger o seu maior patrimônio, que é a vida. Quem anda dentro do limite de velocidade não vai ser pego por radar nenhum”, reforça Ramalho. Fonte: http://www.onsv.org.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB(Lei nº 9.503/97)
Art. 218. Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias:
I - quando a velocidade for superior à máxima em até 20% (vinte por cento):
Infração - média; Penalidade - multa;
II - quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% (vinte por cento) até 50% (cinqüenta por cento):
Infração - grave; Penalidade - multa;
III - quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (cinqüenta por cento):
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa [3 (três) vezes], suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.

FROTA DE VEÍCULOS DO BRASIL, MARANHÃO E SÃO LUIS - EM JUNHO/2019

LOCAL
TOTAL
AUTOMÓVEIS
MOTOCICLETAS E MOTONETAS
BRASIL

102.666.444


55.627.966

27.197.481
(26,49%)
MA
1.735.687

445.976         
           

  1.037.374  

 (59,76%)
SÃO LUIS
409.983


206.539


119.995
(29,26%)
Fonte: DENATRAN



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