Secretaria de Educação promove caminhada em referência ao Dia Nacional do Surdo


Assecom Bacabal, com fotos de Melquisedeque Morais e redação de Wanderson Ricardo - A Prefeitura de Bacabal através da secretaria de Educação, realizou na tarde de quinta-feira, 26 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional dos Surdos, uma caminhada que reuniu alunos das redes municipal e estadual de ensino, como também professores, gestores escolares, intérpretes de Libras e membros da sociedade civil organizada.
O percurso foi pela Avenida Getúlio Vargas com concentração em frente à Panificadora Aparecida e com destino à Praça Silva Neto onde foram feitas apresentações dos alunos da escolas: São João Batista; Rodrigues Neves; Plim Plim e ainda do coral para surdo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
A expressiva participação e envolvimento no evento tem razão de ser. É que a cidade de Bacabal destaca-se como sendo referência em Educação inclusiva. “Bacabal é a única cidade em que nós temos Intérprete de Libras, Cuidador e Revisor de Braille. No geral, nós temos 172 profissionais da Educação Inclusiva”, explica a Coordenadora da Educação Especial e Inclusiva da Semed, Raimunda Aurora Vieira Pinto de Oliveira.
O secretário adjunto de Educação, professor Jerry Ibiapina, mencionou que esse impacto que a secretaria de Educação tem feito, é justamente com o objetivo de dar condições para os surdos de receberem uma formação digna como os demais. Ele lembrou ainda que o resultado tem sido positivo graças ao empenho do prefeito Edvan Brandão e do titular da pasta professor Marcos Ferreira, em promover Educação Inclusiva com todo corpo Docente da Semed.
“De fato é muito importante esse momento de compartilhar, de informar, que existe um grupo de pessoas que precisa de visibilidade, de vaga de emprego, que precisa estar inserido em todos os ambientes. Gosto de dizer que a barreira está em nós, mas a mudança está em nossas mãos”, argumentou Renato Silva, Intérprete educacional de Libras.

O que é o dia do surdo?
O Dia Nacional do Surdo é uma data de reflexão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. A data foi oficializada pelo decreto de lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008.00
Muitas conquistas já foram alcançadas, como a oficialização da Libras como segunda língua nacional, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos. Ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil, e a data serve para nos lembrar disso e promover o diálogo sobre o assunto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem