Lourival Souza: Trânsito no Brasil produz um sequelado por minuto



Lourival Souza, engenheiro - Em entrevista ao Bom Dia Sergipe, na quarta-feira (25), o coordenador de relacionamentos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Március D’Ávila, comentou sobre a palestra ministrada na sede da OAB de Sergipe, questões sobre segurança viária, municipalidade e mobilidade urbana.
A palestra do OBSERVATÓRIO: No trânsito, o sentido é a vida, ministrada por Március, fez parte do ciclo de debates abordando questões jurídicas sobre trânsito e mobilidade urbana, encerrando a Semana Nacional de Trânsito de Sergipe.
“Hoje o Brasil mata em média uma pessoa a cada 15 minutos. Agora o dado mais preocupante para nós é que o trânsito produz um sequelado por minuto no trânsito do Brasil […] Os dados que nós temos, é que com esses 50 bilhões, você teria condições de construir 1.800 novos hospitais por ano ou então, 27 mil novas escolas”, alerta Március.
Segundo ele, “O gestor público, ele tem que entender, apesar de estar previsto no CTB há 22 anos, nós só temos no Brasil 29% dos municípios municipalizados. E o que o gestor público tem que entender, é que isso não é uma decisão política. Isso é uma obrigação de lei e que o cidadão também tem direito a isso, é uma gestão pública, da mobilidade urbana eficiente”.
“Quando a gente fala da mobilidade urbana, a gente passa pelo pedestre, ciclista, condutor de moto, carro e caminhão, 35% das viagens de mobilidade urbana hoje, são feitas a pé. Então, se você pensar, mais de 1/3 de toda a mobilidade urbana é feita a pé, e as vezes a pessoa tem o foco só do veículo”, conclui o coordenador do OBSERVATÓRIO. Fonte: http://www.onsv.org.br.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO-CTB(Lei nº 9.503/97)
Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
§ 1º O percentual de cinco por cento do valor das multas de trânsito arrecadadas será depositado, mensalmente, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito.
§ 2º O órgão responsável deverá publicar, anualmente, na rede mundial de computadores (internet), dados sobre a receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito e sua destinação.

QUASE 300 MIL FERIDOS GRAVES NO TRÂNSITO SÓ EM 2017
Fonte: http://www.vias-seguras.com

MORTES NO TRÂNSITO EM SÃO LUIS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019
TIPO DE VÍTIMA
QUANTIDADE
%
CICLISTA
1
2,27
CONDUTOR DE VEÍCULO
3
6,82
GARUPA DE MOTO
3
6,82
MOTOCICLISTA
21
47,73
PEDESTRE
16
36,36
Fonte: Programa Vida no Trânsito

APLICATIVOS PASSAM A AVISAR SOBRE NECESSIDADE DE RECALL DE VEÍCULOS
A partir de agora, os alertas de recall estarão descritos nos serviços digitais de trânsito do Governo Federal: os aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT), o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), além do Portal de Serviços do Governo Federal (Gov.br) e do site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os chamamentos também continuarão a ser realizados por meio de avisos na TV e no rádio ou por carta (remessa postal).
Segundo o Ministério da Justiça, entre 2014 e 2018, dos 9,5 milhões de automóveis envolvidos nos recalls, apenas 4,6 milhões passaram pelo conserto.

Outras formas de saber se o veículo tem recall
Para saber se o seu automóvel está na lista de um recall, os sites regionais do Procon contam com um banco de dados com todas as chamadas realizadas. O site do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/) também permite consultar o recall por montadora. Além disso, nas páginas das montadoras é possível obter acesso às informações sobre seu modelo, se for o caso. Fonte: portaldotransito.com.br

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Facebook e Instagram: Campanha SOS VIDA
Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem