Prefeitura de Bacabal entrega hospital de campanha em parceria com o Governo do Estado

Matéria publicada pelo Governo do Maranhão com alterações da Assecom Bacabal - Fotos: Jhonson Alencar e Julyane GalvãoNa manhã de hoje (28) a Prefeitura de Bacabal entregou o Hospital de Campanha contra a Covid em uma solenidade rápida e objetiva, porém, contanto com uma benção ecumênica proferida pelo Padre Lauro Henrique e o Pastor Jorge de Castro, e ainda com a participação de autoridades da rede pública de Saúde, como o secretário de Estado de Saúde, Dr. Carlos Lula, o gestor da Unidade Regional de Saúde Michael Jackson, James Soares secretário municipal de Saúde, o prefeito Edvan Brandão, a vice-prefeita Graciete Lisboa, o deputado estadual Roberto Costa, vereadores e secretários municipais.O Hospital de Campanha é o resultado de muito esforço, investimento e aquisição de equipamentos da Prefeitura de Bacabal com a parceria imprescindível do Governo do Estado. O equipamento disponibilizará 30 leitos, sendo 25 de enfermaria e 5 de UTI.
"Esta entrega representa o compromisso do Governo do Estado em unir forças contra o coronavírus. A unidade hoje é um hospital de campanha, mas quando essa pandemia passar ela servirá à população de Bacabal. Mas continuamos a enfatizar que o distanciamento social é a melhor ferramenta para impedir o surgimento de novos casos, e, por isso, contamos com a colaboração das pessoas para que logo superemos essa situação", disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O Hospital de Campanha de Bacabal será responsável por fazer o acolhimento de pacientes com classificação moderada da doença.
Também no hospital de campanha, o ambulatório especializado para atendimento a casos da Covid-19 ofertará exames de eletrocardiograma, hematológicos, bioquímicos e de imagem (raio-x completo com processadora), além da dispensação de medicamentos aos pacientes com quadro leve da doença. Ambas as estruturas estão instaladas na antiga Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
Para dar conta da demanda, o hospital contará com equipe de cerca de 200 profissionais, formada por médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistente social e maqueiros. Logo depois de entregue, o hospital iniciou os atendimentos.
A unidade receberá pacientes regulados do Hospital Municipal Veloso Costa, porta de entrada para os casos suspeitos. Ao todo, são 62 leitos, destes, 30 são exclusivos para coronavírus no centro de saúde municipal. Por dia cerca de 150 atendimentos são realizados.
Segundo o prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, o apoio da gestão estadual foi fundamental para a abertura da unidade de saúde. "Nós estabelecemos esta parceria pensando no bem da população. Agradecemos o apoio do governador Flávio Dino e do secretário Carlos Lula que, juntos, tornaram possível a entrega deste Hospital de Campanha", enfatizou.
O prefeito Edvan Brandão ainda aproveitou a oportunidade para anunciar que os servidores da saúde que trabalharam diretamente no combate ao novo coronavírus no mês de maio receberão o adicional de 40 por cento já no próximo pagamento.
Presente na solenidade, o deputado estadual Roberto Costa observou a cooperação de vários entes, municipal e estadual. "Neste momento não estamos dando espaço para as diferenças políticas, pois estamos lutando contra um inimigo em comum, o coronavírus. Hoje é um dia de esperança para a população bacabalense", comentou.
O Hospital Regional Drª Laura Vasconcelos, que pertence à rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), continuará trabalhando na recepção de pacientes considerados graves. Atualmente, a unidade estadual está com 24 pacientes clínicos e 5 em UTI. Aqueles que apresentarem complicações no quadro de saúde serão colocados na regulação e transferência para hospitais de alta complexidade da capital.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem