Bacabal recebe o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19

Assecom Bacabal - Por volta das 16h desta terça-feira, 19, o município de Bacabal recebeu o primeiro lote com um total de 1.357 doses da Coronavac. Nesta quarta-feira, 20, em uma solenidade no auditório da Prefeitura, às 9h, serão vacinados os primeiros bacabalenses. 
O transporte das vacinas, a partir da capital, começou na manhã desta terça-feira. O Maranhão recebeu do Ministério da Saúde 164.240 doses da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã para a vacinação de 78.223 pessoas. Segundo informa o Governo do Maranhão, foram utilizados três aviões, três helicópteros e 30 automóveis. As vacinas estão sendo acompanhadas por escolta policial, para garantir a segurança do material.
Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.
Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

Capacitação dos profissionais em Bacabal
Na manhã desta terça-feira, a secretaria de Estado de Saúde promoveu no auditório do Fórum de Bacabal, um treinamento para secretários, coordenadores de imunização e suporte técnico das unidades regionais de Bacabal e Pedreiras. No total, 24 municípios receberam a capacitação que apresentou o procedimento de imunização nessa primeira etapa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem