Lourival Souza: Alinhamento e balanceamento dos pneus: quais são os benefícios


Lourival Souza, engenheiro - Fazer alinhamento e balanceamento dos pneus é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo.
Para isso, é preciso reconhecer para que servem e quais são os benefícios de fazer alinhamento e balanceamento dos pneus. Com intuito de te ajudar, trouxemos um texto explicativo sobre o assunto.

O que é alinhamento?
Ao procurar no dicionário, notamos que alinhar é o mesmo que equiparar, nivelar. E quando se trata de pneus e demais peças isso não é diferente. Fazer o alinhamento é ajustar todo o sistema de rodagem para dispor do equilíbrio ideal. Ou seja, buscar a estabilidade, a segurança, a fim de evitar acidentes e tornar a direção pesada, cansativa.
Para executar este processo, os profissionais realizam medições e ajustes necessários no ângulo das rodas. Utilizando como referência o piso abaixo e as linhas de centro do carro. A partir disso, o procedimento viabiliza o controle entre: a força centrífuga, gravidade e força de viragem.

O que é balanceamento?
Realizar o balanceamento é igualmente essencial, visto que o método distribui uniformemente o peso do carro no aro do pneu.
Já reparou que às vezes o carro começa a trepidar? O volante apresenta um leve tremor, assim como os assentos, o painel. Uma das principais causas para isso é a falta de balanceamento. É quando o peso do veículo está em maior incidência em duas ou uma roda, resultando no desequilíbrio do carro.
O balanceamento é o serviço que resolve essa irregularidade, diminui tais trepidações e proporciona mais “maciez” ao dirigir. Sem falar na questão de direção segura, não é mesmo?
Além disso, existem outros benefícios para quem faz o alinhamento e balanceamento dos pneus. Veja quais são!

Economiza combustível
Quando a movimentação do carro se mostra desequilibrada, sem o alinhamento ou o balanceamento adequados, o veículo precisa “forçar mais” o seu motor. Exigindo mais potência, mais esforços, e por conseguinte mais combustível.
Por outro lado, se a manutenção está em dia e não há inclinações ou deformidades, oportuniza melhor aplicação do combustível.
Menos esforços = menos combustível!

Mais conforto ao dirigir
A direção se torna mais leve, oferecendo mais conforto ao dirigir. A diferença é tamanha que o automóvel parece novinho em folha, como nas primeiras voltas.
Uma vantagem importante para motoristas que não abrem mão de extrair o melhor aproveitamento do veículo em ruas e estradas.

Aumento da longevidade dos pneus
Antes dos dois procedimentos, os pneus desgastam mais rapidamente. Especialmente aqueles que suportam a maior carga do lado do carro que está desalinhado e desajustado.
Além disso, vale a pena conferir a calibragem das rodas frequentemente e o rodízio do jogo de pneus.

Reduz os custos com as trocas constantes
O jogo de suspensão, por exemplo, é um dos afetados quando não há ajustes de alinhamento e balanceamento. Com isso, seus principais componentes podem sofrer avarias e ampliar o prejuízo no orçamento. Fonte: portaldotransito.com.br

MAIS DE 280 MIL VÍTIMAS E HERDEIROS RECEBERAM O SEGURO DPVAT EM 2020
De acordo com os dados do Seguro DPVAT, somente as ocorrências envolvendo motocicletas representaram 79% do total de pagamentos. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Lei nº 9.503/97)
Art. 33. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: Campanha
SOS VIDA Twitter: @valorizacaovida
Fones: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem