Lourival Souza: SOS Vida e FIEMA decidem fortalecer a parceria sobre educação para o trânsito


Lourival Souza, engenheiro - O presidente da SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO, Lourival Cunha, reuniu-se dia 16.02.21, à tarde com os dirigentes da FIEMA-Federação das Indústrias do Maranhão (Edilson Baldez-Presidente e Pedro Robson-1º Secretário), e ainda, com o Superintendente do SESI-Serviço Social da Indústria, Diogo Lima, para tratarem de educação para o trânsito.
A reunião ocorreu no gabinete do Presidente da FIEMA e ele acatou as três propostas da SOS VIDA: o retorno da educação para o trânsito nas escolas do SESI; assinatura de um termo de cooperação com a SOS VIDA para educação nas empresas filiadas à FIEMA; e a parceria para confecção do novo caderno de apoio pedagógico.
De acordo com Lourival Cunha, ainda este semestre estas questões estarão sendo implementadas.

VOLTA ÀS AULAS: QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS COM O CORONAVÍRUS NO TRANSPORTE ESCOLAR
Uso de máscara e álcool em gel
O uso de máscara deve ser obrigatório, adequado para faixa etária, para ingresso e permanência nos veículos, desde o embarque e durante todo o período de deslocamento. A dica é não retirar a máscara para facilitar a comunicação, pois é justamente ao falar que se emitem mais partículas, ampliando as possibilidades de transmissão. Também é recomendável não gritar e nem cantar dentro do veículo.
O álcool em gel também deve ser disponibilizado no transporte escolar principalmente na entrada e saída do veículo.
Alimentação: Não é aconselhável a alimentação dentro do veículo de transporte escolar, desde o embarque, deslocamento ou permanência dentro do veículo. Evitar ao máximo a manipulação de alimentos no interior do veículo e a ingestão de bebidas, se houver que seja com a maior brevidade possível.

Manipulação de objetos pessoais
As escolas já estão orientando os alunos que levem apenas objetos indispensáveis para a aula. No transporte escolar é recomendável que o passageiro não compartilhe nenhum dos seus objetos como mochila, bolsa, casaco e celular com os demais.

Mesmo grupo
Outra regra que as escolas estão adotando e que deve ser levada ao transporte escolar é a preferência por manter o mesmo grupo de pessoas que utilizam o serviço. Evitar a exclusão e a inclusão de passageiros de forma frequente.

Assentos
Uma dica importante, também, é evitar trocas de assentos durante a viagem. Além disso, manter em assentos contíguos irmão ou pessoas que morem no mesmo domicílio.
Higienização do veículo: É imprescindível que a superfície interna do veículo seja limpa com produto saneante, álcool 70% ou produto saneante regulamentado, tais como, solução de água sanitária ou quaternário de amônio. A limpeza deve ser realizada no início e ao final do percurso.
Os motoristas devem higienizar frequentemente as mãos e o seu posto de trabalho, inclusive o volante e superfícies mais frequentemente tocadas.
Ventilação: Outra informação importante é manter, durante todo o trajeto a ventilação de ar natural, com as janelas abertas, resguardando-se os limites de segurança. O ar-condicionado deve estar higienizado e ser utilizado em último caso. Se for imprescindível a uso do equipamento, deve-se assegurar que o sistema não esteja no modo de recirculação de ar. Fonte: portaldotransito.com.br

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (LEI Nº 9.503/97)
Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.

FAÇA A SUA PARTE PELO TRÂNSITO SEGURO: SEJA OBEDIENTE ÀS LEIS DO TRÂNSITO.
Leia semanalmente a coluna SOS Vida na edição impressa de sábado do Jornal O Imparcial
Facebook e Instagram: Campanha
SOS VIDA Twitter: @valorizacaovida
Fone: (98)98114-3707(VIVO-Whatsapp)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem