Câmara de Bacabal reforma Regimento, cria novas comissões temáticas permanentes e revitaliza Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher


A iniciativa foi do vereador-presidente, Manuel da Concórdia, com o aval de toda a Mesa Diretora, e o voto unânime dos colegas parlamentares
Assecom câmara, com redação de Abel Carvalho e fotos de Wanderson Ricardo - A criação das comissões temáticas permanentes de Educação, Saúde, Assistência Social, que até então formavam uma única comissão, e a revitalização da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, foi aprovada em sessão realizada ontem, quarta-feira, dia 03 de março, pela câmara municipal de Bacabal, quando da discussão e votação emenda modificativa 02/2021, de autoria da Mesa Diretora da Casa, formada pelo presidente Manuel da Concórdia (PDT), pelo vice-presidente Alberto Sobrinho (PSC), pelo 1° Secretário Professor Markim (PSC) e pelo 2° Secretário Reginaldo do Posto (PDT). A votação se deu sem discussões e de forma unânime.
A modificação teve por objetivo, segundo explicou o presidente Manuel da Concórdia,  de ajustar o Regimento Interno da Casa às novas normas de formação das comissões representativas, que hoje contemplam a um número maior de segmentos da sociedade organizada, promovendo justa adequação e ordenação do 'Código'.
Criadas as novas comissões temáticas foram, então, escolhidos os novos nomes que as compõem, a partir de ontem, 03 de março. A comissão de Legislação, Justiça e Redação final está presidida pela vereadora Nathália Duda (MDB), sendo o relator o vereador Alberto Sobrinho (PSC), e os membros efetivos são os vereadores Maurício Silva (PROS) e Valdivan da Bela Vista (PDT). Como suplente ficou o vereador Venâncio do Peixe (PDT).
A Comissão de Finanças e Orçamento está presidida pelo vereador Alex Abreu (Republicanos), sendo o relator o vereador Reginaldo do Posto (PDT), e os membros efetivos são os vereadores Serafim Reis (MDB) e Alberto Sobrinho (PSC). Como suplente ficou o vereador Professor Markim (PSC).
A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio e Turismo está presidida pelo vereador Serafim Reis (MDB), sendo o relator o vereador Melquíades Neto (MDB), e os membros efetivos são os vereadores Dedê da Tresidela (PSC) e Valdivan da Bela Vista (PDT). Como suplente ficou o vereador Fernando da Lusiana (PDT).
A Comissão de Educação está presidida pelo vereador Professor Gusmão (Solidariedade), sendo o relator o vereador Professor Markim (PSC), e os membros efetivos são os vereadores Venâncio do Peixe (PDT) e Alberto Sobrinho (PSC). Como suplente ficou o vereador Valdivan da Bela Vista (PDT).
A Comissão de Saúde está presidida pelo vereador Anderson Viana (PL), sendo o relator o vereador Dedê da Tresidela (PDT), e os membros efetivos são os vereadores Reginaldo do Posto (PDT) e Melquíades Neto (MDB). Como suplente ficou a vereadora Regilda Santos (PL).
A Comissão de Assistência Social está presidida pelo vereador Venâncio da Silva Costa (PDT), sendo o relator o vereador Fernando da Lusiana (PDT), e os membros efetivos são os vereadores Alex Abreu (Republicanos) e Regilda Santos (PL). Como suplente ficou a vereadora Nathália Duda (MDB).

Defesa da Mulher
Revitalizada, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher está presidida pela vereadora Regilda Santos (PL), sendo a relatora a vereadora Nathália (MDB), e os membros efetivos são os vereadores Anderson Viana (PL) e Alberto Sobrinho (PSC). Como suplente ficou o vereador Alex Abreu (Republicanos).
A escolha das duas únicas vereadoras que fazem parte do parlamento municipal para presidir e relatar a comissão é uma forma, segundo avalia o presidente Manuel da Concórdia, de reconhecer a importância da mulher dentro do processo político, assim com  a sua valorosa participação, e aconteceu dentro do mês que é considerado o Mês da Mulher, em razão do 08 de Março.
A escolha de todos os novos membros das comissões temáticas se deu por aclamação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem