Proposição do vereador Reginaldo do Posto inclui portadores de Transtorno do Espectro Autista e da Síndrome de Down na lista prioritária de vacinação contra a Covid-19 em Bacabal

Assecom Câmara, com redação de Abel Carvalho e foto de Wanderson Ricardo - A imediata inclusão dos segmentos sociais formados por portadores de Transtorno do Espectro Autista e da Síndrome de Down, na relação de prioridades de vacinação contra a Covid-19 no, no âmbito do município de Bacabal. Essa e a ementa do Requerimento nº 71/2021, de autoria do vereador Reginaldo Castro de Araújo, o Reginaldo do Posto (PDT), que foi aprovado de forma unânime na sessão ordinária realizada ontem, 05 de maio, pela câmara municipal de Bacabal.
Para o vereador pedetista as pessoas nessas condições possuem muitas alterações imunológicas decorrentes das dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas como o trato respiratório e o sistema imunológico. Ele explica que elas, termos intelectuais, têm uma dificuldade muito maior de seguir todos os protocolos de prevenção da Covid-19, como a manutenção do distanciamento social, de se autorregrar em relação a higienização constante das mãos e que isso aumenta muito a possibilidade de contágio, segundo os especialistas.
Concluiu a justificativa explicando que, além da dificuldade dessas pessoas em seguir as regras sanitárias, portadores de Síndrome de Down podem ter uma tendência maior a terem complicações graves do Covid-19, desenvolvendo a forma mais grave da doença. Principalmente em crianças que já são naturalmente mais suscetíveis a infecções respiratórias. Já nos adultos com Síndrome de Down a obesidade é muito mais frequente, o que é visto como fator de risco principal para a doença.

Estrada e poço artesiano
Reginaldo do Posto teve, ainda, proposição aprovada solicitando a recuperação da Estrada do Leite, vicinal que liga a Rodovia Ma – 245, no povoado Aldeia do Odino, a BR-316, no povoado Vila Aluízio Afonso Campos.
Explicou que a estrada é a principal via de acesso a vários povoados de Bacabal, como a própria Aldeia do Ondino, Boa Vista da Tábua, Bomba, Brejinho, Barraca do Açude, São Paulo Apóstolo até chegar a Alto Alegre do Acelino e que, por sua grande importância, a via já passou por diversos processos de recuperação, contudo, em razão da intensidade do período chuvoso essas intervenções se mostraram quase inócuas e hoje a situação da estrada é de degradação quase extrema, o que mostra a necessidade da sua imediata recuperação, em razão do grande tráfego de veículos, a exemplo de caminhões, por ser aquela uma zona de grande produção, tanto pecuária como agrícola.
Outra proposição de Reginaldo que foi aprovada pelo Plenário solicita a urbanização, com implantação de capeamento asfáltico e construção de meios fios e sarjetas de todas as ruas do Parque São José Operário, com a instalação, também, do sistema público de abastecimento de água próprio para o bairro.
Justificou mostrando que a pavimentação asfáltica dos bairros é de suma importância para as comunidades, gerando qualidade de vida e oportunizando melhor trafegabilidade de veículos e pedestres. Mormente ao estágio de degradação que as ruas do bairro Parque Operário se encontram, a comunidade vem sofrendo, pois a situação dificulta o ir e vir dos cidadãos, danificando veículos e motocicletas que diariamente transitam por essas vias fazendo manobras perigosas, o que, de certa forma, poderá ocasionar acidentes graves e danificação do patrimônio.
Sobre o sistema de abastecimento mostrou que os moradores vem sofrendo com a ausência de um poço artesiano que sirva exclusivamente a comunidade e, que isso acarreta muitos problemas, inclusive o constante corte do fornecimento que é feito pelo SAAE, pois da comunidade é servida pelo poço artesiano do bairro Satuba, não sendo a quantidade de água ofertada suficiente para abastecer a todas as residências.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem