Por iniciativa do vereador Reginaldo do Posto Câmara de Bacabal outorga o Título de Cidadão para o Senador da República Weverton Rocha Marques de Sousa

Com redação de Abel Carvalho e fotos de Wanderson Ricardo - Em uma iniciativa  do vereador Reginaldo do Posto (PDT), a câmara municipal de Bacabal aprovou, em sessão ordinária realizada ontem, quarta-feira, 23 de junho, o Projeto de Decreto Legislativo nº 02, de  21 de junho 2021, que concede ao Senador da República Weverton Rocha (PDT) o Título de Cidadão Bacabalense, comenda que será entregue em data ainda a ser definida em razão da agenda do parlamentar.
A votação não foi unânime. O Bloco Parlamentar Independente, formado pelos vereadores Alex Abreu (Republicanos), Anderson Viana (PL), Professor Gusmão (Solidariedade), Maurício Silva (PROS) e Feitosa (Solidariedade) - bloco conhecido como Centrinho de Bacabal - fechou questão e se absteve de votar a favor da concessão da cidadania, aprovada pelos outros 12 vereadores que formam a Casa. O senador da República será contemplado pelos relevantes e reconhecidos serviços presta ao município como agente público.
Aos seus pares o vereador Reginaldo do Posto mostrou que Weverton Rocha Marques de Sousa nasceu em Imperatriz, Maranhão, em 8 de outubro de 1979 e é senador pelo estado do Maranhão desde 2018. Foi eleito com a maior votação da história do estado, defendendo a bandeira de defesa do trabalhador, desenvolvimento regional e apoio aos municípios. É segundo secretário da Mesa Diretora do Senado e presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista) do Maranhão, ao qual é filiado desde os 16 anos.
Aos 16 anos filou-se ao PDT e ingressou na Juventude Socialista do PDT. Durante o ensino médio, foi eleito presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Dinâmico, onde estudava e presidente da UMES (União Maranhense de Estudantes Secundaristas).
Graduou-se em Administração pela Faculdade São Luís e durante os anos de faculdade foi eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi presidente nacional da Juventude Socialista do PDT. Durante o governo de Jackson Lago, foi secretário estadual de Esporte e Juventude.
Em 2010, foi eleito suplente de deputado federal. Em 2011 assumiu interinamente a vaga na Câmara Federal e em 2012 assumiu definitivamente o cargo de deputado federal. Em 2014, foi reeleito deputado federal com mais de 81 mil votos. Foi líder do PDT na Câmara dos Deputados em 2016 e 2017. E em 2018 foi líder da Minoria, bloco parlamentar formado por PDT, PSB, PT, PCdoB e PSOL. Em 2018, foi eleito senador com uma votação histórica no estado do Maranhão com 34,91% dos votos válidos, contabilizando 1.997,443 votos, o que lhe garantiu a maior votação para senador na história do estado.
Logo no primeiro ano no Senado, tornou-se líder do PDT para o biênio 2019/2020 e foi eleito segundo suplente da Mesa Diretora. Em 2021 foi eleito segundo secretário da Mesa Diretora do Senado para o biênio 2021/2022. Em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020 foi considerado pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na publicação “Os 100 Cabeças do Congresso”, apontado como articulador e negociador.
Weverton também foi considerado, em 2018, o segundo melhor deputado no e-ranking Cidadão, do Laboratório de Estudos Político-Sociais (Labep), usando como principal critério o engajamento em projetos de interesse da sociedade, sendo autor de diversas proposições, como emendas e projetos, que se transformaram em lei, entre elas: Lei 14.015/2020, que proíbe a suspensão da prestação de serviços públicos, como água e energia elétrica, na sexta-feira, sábado, domingo, feriado ou no dia anterior a feriado, por inadimplência do usuário, e, a Lei 13.771/2018, que agrava a pena contra quem comete feminicídio – incluindo proposta do PL 4572/16, do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), que determina aumento em um terço da pena se o crime for praticado contra pessoa menor de 14 anos, maior de 60 anos ou com deficiência ou portadora de doenças degenerativas que acarretem condição limitante ou de vulnerabilidade física.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem