Bacabal comemora mais um 7 de setembro

O 2º desfile cívico da independência promovido pelo governo de Bacabal foi marcado por muitas inovações. Após o hasteamento dos pavilhões nacional feito pelo senador João Alberto), estadual pelo vereador Rogério santos e municipal pelo prefeito José Alberto Veloso, com acompanhamento da Banda Santa Cecilia, foi realizada a condecoração dos policiais militares do 15º Batalhão agraciados com a medalha Cinquentenária do Batalhão de SWEZ e medalhas Legionários da Paz, pelos relevantes serviços prestados ao Estado e, principalmente, a sociedade bacabalense. As honrarias foram entregues pelo senador João Alberto, prefeito Zé Alberto Veloso e pelo coronel Egídio, comandante do 15º BPM.

Os homenageados foram:

Q OPM André Luis
O 1º Sargento Raimundo de Albuquerque Ferreira (Batalhão de SWEZ)
O 2º Sargento Alcebíades da Costa Matos (Batalhão de SWEZ)
O 3º Sargento Antonio Lopes dos santos (Batalhão de SWEZ)
O 1º Sargento João Nunes Sousa (Batalhão de SWEZ)
O 2º Sargento Roberth Silas de Carvalho Soeiro (Batalhão de SWEZ)
O Cabo Reginaldo Castro (Legionários da Paz)
O Cabo Silas do Carmo (Legionários da Paz)
E o Soldado Josinaldo Souza Pereira (Legionários da Paz)

Outra importante mudança foi com relação ao tempo do desfile que este ano se deu de forma mais objetiva e menos desgastante para alunos e educadores.
Com o tema: “Família e Escola, Pilares da Educação”, as 52 escolas entre municipais, estaduais e particulares fizeram suas apresentações em menos de três horas minimizando o desgaste dos mais de 1000 alunos que levaram para a avenida temas como o Combate às Drogas, a importância da participação da família no contexto educacional dos filhos, Inclusão: Diversidade/Acessibilidade/Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência, o respeito ao CREDO de cada um para o bem de todo, Bumba Meu Boi dentre outros subtemas.
O desfile da independência foi iniciado pelos Policiais Militares do 15ª Batalhão seguidos pelos alunos do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas implantado pela Prefeitura de Bacabal e a própria PM. Na sequência aconteceu a participação inédita dos homens que compõem a Unidade do Corpo de Bombeiros de Bacabal inaugurado na atual gestão, da APAE com o tema: Construindo uma História de Igualdade e de Oportunidades para Todos. E fechando o 1º Bloco desfilou o 6º Grupo de Escoteiros Kaluanã que na língua TUPI significa “Grande Guerreiro”.
O segundo pelotão foi representado pela Secretaria de Assistência Social que apresentou o conjunto de serviços assistências através de ações e serviços que visam a universalização dos direitos dos cidadãos. (Projovem, Centro POP, Serviços para Idosos, Serviços para Crianças e Adolescentes dentre outros importantes programas sociais)
Logo em seguida foi a vez da Educação Infantil representada por 16 Pré-Escolas.
Esporte como fator de promoção e qualidade de vidas foram alguns dos subtemas apresentados pelos alunos da rede municipal de ensino. (capoeira, ginástica rítmica, karatê, futsal, natação e ciclismo).
Uma outra ala homenageou os artistas locais com os nomes dos cantores nas camisas dos alunos enaltecendo e valorizando a cultura bacabalense.
O Colégio Militar Tiradentes III da Policia Militar do Maranhão com o sentimento de independência da nação e respeitando as manifestações cívicas e patrióticas do povo brasileiro fez uma belíssima apresentação sem aplaudido pelos presentes.
Encerrando com “chave de ouro” a secretaria de educação apresentou a Frota de ônibus escolar que através do Programa Caminho da Escola atende centenas de alunos da zona rural de Bacabal com transporte confortável e seguro.
Para o Secretario de educação do município, Carlos Gusmão, o desfile deste ano mostrou que é possível realizar a festa da independência sem desgastar alunos e a população que sai de casa para acompanhar o desfile. “A cada ano estamos procurando melhorar para proporcionar uma festa em que todos sintam prazer em acompanhar o 7 de Setembro, evitando a exposição ao sol forte, diminuindo o tempo do desfile, enfim, buscando formas para tornar a festa prazerosa sem quebrar a tradição” pontuou Carlos Gusmão.

Ascom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem