Lourival Sousa: Novo superintendente da PRF reitera apoio à SOS Vida



Em reunião realizada dia 31.07.2015 na sede da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão, em São Luis, entre os integrantes da Campanha SOS VIDA e o novo Superintendente daquele órgão, Paulo Fernando Nunes Moreno, foi reiterada a valiosa parceria existente entre a SOS VIDA e a PRF desde o lançamento da Campanha em abril de 2011.



O Superintendente foi muito solícito, fez elogios a Campanha e disse que a PRF está a postos para contribuir com todas as ações que tiverem ao alcance daquele órgão.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO(LEI Nº 9.503/97)
Art. 27. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.
Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

MORTES DE MOTOCICLISTAS CRESCERAM MAIS DE 1.000%

Na última década, de 2002 a 2012, o número de mortes no transporte passou de 33.288 para 46.051, o que representa um aumento de 38,4%. As taxas, considerando o aumento da população, também cresceram 24,5% entre 2002 e 2012. A partir de 1996, não só os números, mas também a estrutura e a composição desses acidentes mudaram.
Segundo os registros do SIM-Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, se o número de mortes de pedestres caiu 53,7%, as restantes categorias aumentaram e, no caso dos motociclistas, esse aumento beira a tragédia: passa de 1.421 mortes no ano 1996 para 16.223 em 2012: incríveis 1041% de crescimento, mais que decuplicando os números de 1996.
Fonte: http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2014/Mapa2014_JovensBrasil_Preliminar.pdf

SONO E DIREÇÃO VEICULAR
Reproduzimos abaixo, trechos deste artigo do Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr.

O sono é uma necessidade básica do organismo. Deixar de dormir ou dormir poucas horas não recompõe o desgaste proporcionado pelo dia de atividades.
Dormimos um terço da vida. Exemplificando, um indivíduo com 75 anos dormiu 25 anos de sua vida. Caso isso não aconteça, teremos um processo de envelhecimento acelerado e redução dos anos de vida.
O sono apresenta duas fases, a REM e NÃO REM, o que significa respectivamente movimento rápido dos olhos e movimento lento. 25% do sono é REM, é a fase que sonhamos e lembramos os sonhos. 75% é NREM, quando não lembramos os sonhos.
Na fase REM o organismo libera hormônio do crescimento e ocorre recuperação mental. Na NREM acontece o equilíbrio do estado imunológico, hormonal e recomposição dos neurotransmissores.
Então podemos afirmar que o sono é uma necessidade primordial para termos uma boa qualidade de vida. Em média, são necessárias sete a oito horas de sono noturno. Observe estou falando em sono noturno. Durante o dia, uma série de fatores traz transtorno para uma boa higiene do sono.
Nessas condições, o indivíduo retorna ao trabalho não recuperado por estar privado do sono, em consequência terá uma direção insegura porque terá a atenção, concentração, raciocínio, vigília, percepção, respostas motoras comprometidas.
É comum termos motoristas e motofretistas comprometidos com a segurança em função de excesso de horas trabalhadas e por estarem privados do sono.
O sono aparece a cada doze horas devido à produção de um hormônio (melatonina). Os picos maiores desse hormônio são entre duas e três horas da manhã e quatorze e quinze horas do dia.
O dormir mal reduz em 50% a concentração, produção e qualidade do que estamos a fazer.
Entre as causas de acidentes: 42% são causados pelo sono e 18% pela fadiga.
Dormir oito horas por noite, ter um bom café da manhã e em seguida assumir a direção veicular é um procedimento que trará mais segurança e melhor qualidade de vida no trabalho.

Dr. Dirceu Rodrigues Alves Júnior é
Diretor de Comunicação e do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET
Fonte: www.abramet.com.br

Por Lourival Sousa
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