SAAE: mais 26 mil litros de água por hora para a Cohab

Técnicos do Serviço Autônomo de Água é Esgoto de (SAAE - Ba) deram como concluído, neste final de semana, o trabalho de perfuração e montagem do novo poço que servirá a comunidade moradora da Cohab I, que também beneficiará as Cohabes II e III, uma vez que o sistema de abastecimento é integrado.
O novo poço artesiano da Cohab I tem capacidade de vazão de 26 mil litros de água por hora, sendo o maior e mais profundo já perfurado na área, e, também entrou em funcionamento neste final de semana.
O diretor da autarquia municipal, Leonardo Sousa Lacerda, se mostrou feliz com a realização da obra, que sempre foi um desejo antigo da comunidade.
Lacerda classificou a situação que encontrou na Cohab, ao assumir a direção do SAAE, como endêmica pelo a sequência de problemas que apresentava em seu sistema de abastecimento.
Explicou que, com o aparecimento e a formação de novos bairros como Santa Marina e Santa Clara, as administrações que antecederam o prefeito José Alberto Veloso não perfuraram novos poços artesianos nessas áreas, optando por desviar a água produzida pelo sistema que serve as três cohabes, reduzindo drasticamente o volume destinado e servido a comunidade.
Leonardo Sousa Lacerda revelou que inúmeras intervenções e manobras foram tentadas pelas equipes técnicas do SAAE para resolver a grave situação encontrada, a exemplo da instalação de uma válvula de contenção da Rua Frederico Léda, o que evitou que a água do sistema fosse compartilhada com o centro da cidade e, a aplicação do sistema de manobra com registro no poço artesiano da Cohab II, além da rotineira limpeza e manutenção do poço da Cohab I, que tinha capacidade de vazão de apenas 12 mil litros de água por hora. Em uma dessas limpezas a bomba foi perdida e o poço inutilizado, o que gerou mais problemas para o sistema.
A solução encontrada pelos técnicos do SAAE, segundo revelação de Lacerda, foi a construção de poços nas novas áreas e, em razão da boa capacidade de vazão do poço perfurado no Bairro Santa Clara - cerca de 30 mil litros por hora, foi construído um sistema adutor que trouxe mais 15 mil litros hora para a Cohab I.
Mesmo assim, acrescentou o diretor do SAAE, os problemas continuaram, se agravando com a perda do poço que produzia 12 mil litros. Restou ao SAAE a perfuração de um novo poço artesiano, mesmo com a pouca disponibilidade de recursos.
A perfuração foi problemática e redundou na perda de sondas e brocas, além da nova bomba que havia sido comprada para servir ao sistema. Apesar disso tudo, ontem o trabalho foi concluído, os resultados superaram a expectativa das equipes e a comunidade das cohabes agora contam com mais 26 mil litros de água por hora para abastecer suas residências, concluiu Leonardo Sousa Lacerda.

Por Abel Carvalho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem